Os 6 passos da felicidade.

 

Ômar Souki

 

Quais são os 6 passos da felicidade? ( 1 ) Livre seu coração do ódio; ( 2 ) Livre sua mente de preocupações; ( 3 ) Viva de forma simples; ( 4 ) Dê mais; ( 5 ) Espere menos; ( 6 ) Sorria!

( 1 ) Livre seu coração do ódio. Quando nos contaminamos de raiva por algum acontecimento ou por alguém, estamos nos envenenando. Nos momentos de intensas emoções negativas nosso organismo produz uma substância chamada cortisol que permanece em nosso sistema por aproximadamente seis horas. O cortisol é um verdadeiro veneno que enfraquece nossa imunidade e encurta a nossa expectativa de vida.

( 2 ) Livre sua mente de preocupações. Ao revivermos situações desagradáveis também produzimos efeitos negativos em nosso organismo. Ao pensarmos em conflitos do passado ou projetarmos situações negativas para o futuro também produzimos cortisol. Além disso, um diálogo interno acelerado—sobre erros do passado ou sobre possíveis catástrofes no futuro—nos retira do presente. Perdemos o foco no aqui, agora, que é o único momento sobre o qual temos controle. Enfim, estamos perdendo a oportunidade de desfrutar do presente. Sem percebermos, ao viver no passado ou no futuro, estamos encurtando a nossa vida, pois perdemos a maior dádiva que Deus nos deu: o presente!

( 3 ) Viva de forma simples. Um dos meus livros favoritos chama-se Quanto menos, melhor de Leo Babauta (Editora Sextante), que explica como podemos simplificar a nossa vida e viver melhor. Nele o autor nos ensina como é importante nos concentrarmos no que é realmente importante para nós; a fazer menos e a realizar mais direcionando o nosso foco para atingir metas. Ele nos aconselha a estabelecer limites, escolhendo somente o essencial para colhermos o máximo de frutos com o mínimo de recursos. Dê uma olhada em seu guarda-roupa e em suas gavetas e elimine os excessos. Doe o que não usa mais.

( 4 ) Dê mais. Uma vida de abundância começa com a capacidade de eliminar o supérfluo de nossa vida. Mais ainda, sempre que produzir resultados financeiros, procure doar pelo menos 10 por cento para a Igreja ou para alguma instituição de caridade. Lembre-se que uma das maiores doações que você pode fazer é a doação de seu tempo. Sempre que estiver ajudando a alguém estará realizando uma excelente plantação para o seu futuro. Pois, a mão que doa é a mesma que recebe—e, mais se beneficia quem melhor serve. Como disse Jesus: “Que a sua medida seja recalcada e transbordante, pois, com a medida que você medir, você também será medido”.

( 5 ) Espere menos. Os maiores benefícios são colhidos quando ajudamos àqueles que não conseguirão nos retribuir. Isso é, devemos ajudar os mais necessitados, seja de um apoio moral, de um ouvido amigo, ou de recursos materiais. Servir sem a expectativa de um retorno, aumenta mais ainda o nosso mérito e as oportunidades de nosso crescimento tanto em casa quanto no trabalho.

( 6 ) Sorria! Existe algo melhor do que conviver com alguém que está sempre com um sorriso no rosto? Conviver com alguém que está de bem com a vida? Seja você essa pessoa e—como que por milagre—se verá também rodeado de pessoas felizes, pois semelhante atrai semelhante. E, o seu sorriso fará com que toda a natureza sorria de volta para você. Então sorria... (mesmo que não esteja sendo filmado).

© 2009-2021. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.