A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO SALVA VIDAS!

O setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

​​

As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4.8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.​

Conforme a Associação Brasileira de Psiquiatria menciona em seu portal oficial, a informação correta direcionada à população é muito importante para orientar e prevenir o suicídio. Portanto, o reconhecimento dos fatores de risco para a análise da saúde mental de determinado indivíduo é fundamental e pode ajudar. 

Logo, caso você ache que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conheça alguém que está passando por alguma dificuldade, é possível procurar no site da ABP por um dos psiquiatras associados ou uma de suas federadas.

raquelhelenaadv@gmail.com

© 2009-2021. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.