JANEIRO BRANCO: CAMPANHA DESTACA IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL.

Saúde mental em tempos de pandemia é tema da campanha Janeiro Branco em 2021.

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, que tem como principal objetivo discutir a saúde mental. O projeto convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema em todos os espaços.

A escolha de janeiro é estratégica, pois o começo do ano pode gerar ansiedade pelo desejo de cumprir as metas dos 12 meses seguintes e frustração por não ter cumprido todas do ano anterior. Além disso, costuma ser um período de muita reflexão.

O objetivo principal da campanha é chamar a atenção de todo mundo para o tema da saúde mental na vida das pessoas. Quando se fala em saúde mental, muitos relacionam à ausência de doenças, como depressão, ansiedade, bipolaridade etc. A Organização Mundial da Saúde – OMS, entretanto, conceitua saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou demais enfermidades.

O que janeiro, com sua perspectiva de mudança, nos proporciona é algo fundamental à saúde mental: rever, de tempos em tempos, nossas atitudes, recuperarmos nossas energias, fecharmos ciclos e iniciarmos outros.

De acordo com dados da campanha Janeiro Branco, o Brasil é um dos países recordistas mundiais em relação à depressão, à ansiedade e a números absolutos de suicídios. Uma pesquisa sobre saúde mental na pandemia, feita pelo Ministério da Saúde no final do ano passado, aponta que, dos 17.491 indivíduos com idade, variando entre 18 e 92 anos, 86,5% apresentavam quadro de ansiedade, 45,5% possuíam transtorno de estresse pós-traumático e 16% foram diagnosticados com depressão grave.

 

 

raquelhelenaadv@gmail.com

© 2009-2021. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.