GUIA DO PLANEJAMENTO


Hoje o assunto é Como realizar um bom planejamento financeiro para casamento!

 

Qual é o segredo para ser uma noiva mais tranquila e feliz?

 O planejamento financeiro para casamento! Sim, este é um assunto que pode ser bem chatinho e assustar, mas é a melhor maneira de controlar o orçamento de casamento, né?

 

Eu sei – por experiência própria – como a fase pré-casamento envolve gastos pesados e a importância de se ter tudo bem planejado, organizado e numa planilha de gastos beeeeem detalhada e completa para ajudar. Um dos motivos para isso é que ( talvez não tenham te contado ainda ) em um evento dessa categoria tudo deve estar pago até a data do seu casamento. Nenhum fornecedor vai aparecer se os pagamentos não estiverem feitos.

Organizar um casamento não é uma tarefa fácil,  e quem já passou por isso e pode dizer com propriedade que não é algo tão simples de se realizar.

 

É tudo muito novo, são muitos fornecedores, escolhas…as vezes dá uma vontade de jogar tudo pro alto, sabe? Por isso fica a questão: como fazer tudo isso sem se estressar?

 

Pode ser difícil, mas não impossível! Por isso estou aqui!!!

 

Quando você começou a planejar o casamento, provavelmente não fazia idéia de quanto cada fornecedor iria custar não é? Uma coisa é verdade, casar não é caro, o que é caro (na maioria das vezes) é fazer uma festa (rs)!

 

Ao iniciar o planejamento do seu casamento, há muitos fatores, detalhes e decisões a serem tomados ao longo do processo. É muito fácil ficar sobrecarregado(a) e inevitável estresse.

Uma das perguntas que qua mais ouço  é: como escolher os fornecedores certos do meu casamento?

Respire fundo, porque  eu separei 10 dicas que vão ajudar vocês  na escolha do fornecedor do seu casamento, e garantir que esse turbilhão de informações se alinhem da melhor maneira possível e que seu dia fique a cara de vocês!

 

Arr

1- Defina seu Orçamento

Uma das coisas mais importantes a considerar ao escolher um fornecedor é o seu orçamento. Depois que o orçamento geral estiver definido, faça a lista de convidados, isso é muito importante e é essencial pra que tudo seja coerente.

 

2 – Defina seu Estilo

Qual é o seu estilo? Boho, Clássico, Minimalista, Contemporâneo, Fashionista? Converse com os fornecedores que falam a mesma língua e que seguem a mesma linha. Pesquise, analise os diferentes pacotes oferecidos e tenha as suas prioridades. Se você está ansioso por um profissional em específico, um assessor, fotógrafo ou Dj por exemplo que só faz um casamento por dia, dê prioridade.

 

3 – Pesquise

Hoje em dia a mídia social também é uma excelente ferramenta para encontrar os fornecedores ideais para o seu casamento. A indústria do casamento tem uma presença enorme no Instagram e a maioria dos fornecedores de casamento agora também tem seus sites cheios de referências, portfólios e boas idéias. Interaja virtualmente, isso otimiza o tempo e é a prática mais aceita por ambos os lados.

 

Sempre pesquise sobre a empresa, veja seus trabalhos mais recentes, sinta o perfil e a personalidade de cada um deles. Veja os depoimentos de ex-noivos nos sites, o testemunho deles é muito importante, dê atenção a isso.

 

4 – Antecedência é a chave!

Com a pesquisa e com os escolhidos com as datas livres, não perca tempo, é hora de marcar uma reunião e conhecer de pertinho. Esse momento é muito importante, entenda o que cada um oferece e alinhe suas idéias, leve suas referências…Sabe aquela famosa pastinha do Pinterest? Sim, ela mesma, será muito bem vinda nesse momento e atente-se a tudo. A empatia é muito importante aqui!

 

5 – Saiba o que é custo x benefício

Não descarte o valor do que cada fornecedor está oferecendo a você simplesmente porque seu preço é maior do que o de outros fornecedores. Saiba analisar o custo benefício de cada um, talvez eles estejam oferecendo mais tempo, mais produtos ou recursos adicionais que economizarão tempo e dinheiro mais tarde. Certifique-se de entender completamente o que eles estão cobrando pra você, e se o pacote num todo é algo que você apreciaria, ás vezes o pacote básico já irá suprir todas as suas necessidades.

 

6 – Empatia definitivamente conta

Não importa se ela é a empresa mais famosa ou almejada da cidade, se o “santo não bater” com o profissional, continue procurando. Embora na maioria das vezes você não tenha contato constante durante o planejamento com alguns dos seus fornecedores, outros precisarão de muita comunicação. Certifique-se de que você realmente goste de estar perto de seu fotógrafo, assessor ou decorador, isso vai fazer muita diferença e deixará essa jornada muito mais leve.

 

7 – Escolhido os profissionais, agora é a hora!

Finalmente, antes de assinar na linha pontilhada, revise o contrato com muito cuidado. Fique atento a quaisquer taxas ocultas ou cobranças de horas extras que possam ser necessárias. Além disso, certifique-se de que todos os detalhes: alimentação, hospedagem, deslocamento e a cláusula de cancelamento estejam de acordo com o que você discutiu. Se você falou sobre serviços adicionais fora do seu contrato, peça tudo por escrito antes de assinar.

 

8 – Alinhe suas expectativas e confie na sua escolha

Sempre tenha em mente que todo bom profissional sempre faz de tudo pra atender o seu cliente da melhor maneira possível, por isso, seja gentil com o tempo dos seus fornecedores. Você está planejando apenas um casamento, mas eles estarão trabalhando em muitos mais.

 

Seja honesto com seus fornecedores sobre o que realmente você espera deles. Alinhe as expectativas, saiba realmente o que cada fornecedor pode fazer, tenha tudo em contrato e lembre-se que a partir do momento que você escolheu esse profissional, você tem que confiar nele. Um fornecedor que está confiante e feliz nessa parceria, faz o trabalho como se realmente fosse único e especial.

 

9 – Depois de tudo definido

Não se sinta envergonhado de dizer não, obrigado. O fornecedor preferiria ter um direto não do que não saber qual foi a sua decisão ou por quê; ACREDITE, isso faz toda diferença pra qualquer fornecedor.

 

10 – Depois do grande dia

Por fim, se depois do dia do seu casamento você estiver realmente feliz com tudo o que eles fizeram por você (ou não), reserve um tempo para enviar um feedback pra cada um deles. Isso significa muito pra nós e tem um valor enorme na construção de uma empresa!

 

E estou no Instagram do @casando.comamor com muito mais conteúdo.

Até a próxima semana com um conteúdo exclusivo sobre o dia dos namorados!

 

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.