Brasil

5 Novas Tendências de Tecnologia e Inovação Para 2022

Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, a velocidade de criação e utilização de novos recursos e ferramentas é cada vez maior. Com isso, todos os dias surgem notícias informando sobre o surgimento de novas tendências, que podem se consolidar em um curto período de tempo. Assim, serão apresentadas a seguir 5 novas tendências de tecnologia e inovação que podem impactar diretamente o nosso cotidiano em 2022, comentando sobre o surgimento e a importância de cada uma destas tendências.

Assinatura de veículos: A primeira tendência que está conquistando muita popularidade nos últimos meses é a assinatura de veículos. A locação de automóveis existe há vários anos, e já possui a sua área de atuação delimitada. Já a assinatura de veículos funciona de uma forma um pouco diferente, uma vez que a locação do automóvel será por um período de tempo maior, de forma semelhante ao que realizamos com imóveis. Nesta forma de locação, o cliente não precisará se preocupar com a manutenção e depreciação do veículo (que será responsabilidade a empresa de assinatura), sendo necessário apenas realizar o abastecimento do automóvel. Mesmo não sendo uma inovação tão recente, a assinatura de veículos tem conquistado muitos clientes e pode crescer de forma interessante ao longo de 2022, com a entrada de empresas gigantes no setor e uma mudança na percepção do consumidor em relação aos veículos.

Criptomoedas: As criptomoedas também não são consideradas recentes, uma vez que as discussões e desenvolvimento desta área estão presentes desde 2009, quando foi criado o primeiro bitcoin. Apesar disso, as criptomoedas se fortaleceram de forma muito interessante durante os últimos anos, se consolidando no mercado como alternativas de investimentos e de desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, como os aplicativos descentralizados e metaversos. Diante deste cenário, a expectativa em relação às criptomoedas para 2022 é alta, com o desenvolvimento ainda maior das blockchains e também com a maior utilização das criptomoedas no cotidiano, incluindo redes de supermercado e outras operações financeiras do dia a dia.

Trabalho remoto: Durante os últimos dois anos, em função da pandemia de COVID-19, o trabalho remoto conquistou muito espaço em importância no Brasil e no mundo. Permitindo a realização de reuniões e atividades administrativas sem a necessidade de sair de casa, o trabalho remoto trouxe a redução de custos com instalação e transporte, resultando em benefícios para as empresas e colaboradores. O sucesso da modalidade foi alto o suficiente para manter as jornadas de trabalho remoto mesmo após o afrouxamento das medidas de isolamento impostas pela pandemia, o que fortalece o trabalho remoto ou híbrido como um tendência importante para este ano.

Realidade Virtual: Mais uma inovação tecnológica que nos alcançou recentemente e promete revolucionar dezenas de atividades do cotidiano é a realidade virtual. Com o desenvolvimento de aparelhos específicos e outros recursos tecnológicos, a realidade virtual promove um ambiente totalmente imersivo para o usuário, que pode participar de jogos e outras formas de interação como se estivesse presente no ambiente. Além disso, outra tendência relacionada à realidade virtual que conquistou espaço são os metaversos, que criam uma nova realidade totalmente imersiva e estão sendo desenvolvidas e utilizadas por empresas brasileiras e mundiais, como a Natura e Facebook, por exemplo.

Sistemas autônomos: Por fim, mais uma tendência inovadora e tecnológica para o ano de 2022 são os sistemas autônomos. Nos últimos anos, muito se discutiu sobre a realização de tarefas repetitivas pelos seres humanos, que retiram uma de nossas principais habilidades, o pensamento crítico. Com isso, foram desenvolvidos softwares que permitem a realização destas atividades repetitivas, aumentando o nosso tempo livre para pensar estrategicamente. Recentemente, estes sistemas ganharam incrementos, adquirindo a capacidade de aprender e modificar o seu próprio algoritmo, tornando-se autogerenciáveis, ou seja, estes softwares possuem um ambiente altamente dinâmico e otimizado, dispensando as atualizações externas. Neste cenário, os sistemas autônomos devem conquistar ainda mais mercado em 2022, atraindo a atenção de investidores e desenvolvedores em nível global.

Desta maneira, foram apresentadas acima 5 tendências tecnológicas e inovadoras para o ano de 2022. Com o desenvolvimento de um número cada vez maior de tecnologias e ferramentas, é uma tarefa difícil selecionar apenas 5 temas para apresentar e discutir, já que várias outras tecnologias e tendências inovadoras não foram apresentadas. Além disso, também éb interessante destacar a capacidade de inovação e desenvolvimento dentro de áreas já consolidadas, como o fortalecimento de uma nova modalidade de aquisição de veículos ou ainda a ampliação do uso de criptomoedas. Portanto, a expectativa brasileira e mundial em relação às tecnologias apresentadas é alta, e os resultados para 2022 podem ser surpreendentes!

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.