Brasil

Cinco maneiras simples de testar o solo com as suas próprias mãos

Saber de que é feito o solo e como alterá-lo é uma parte importante do sucesso da jardinagem. Muitas pessoas não sabem como verificar o pH de seu solo. Você mesmo pode fazer testes simples sem grandes despesas. Isto lhe mostrará os pontos fortes e fracos de seu solo. Hoje, graças à tecnologia e várias práticas sustentáveis, o cuidado do solo se tornou mais acessível. Os sensores darão ao jardineiro ou agricultor a resposta a uma questão tão importante como medir e fazer monitoramento da umidade do solo. Os resultados dos testes lhe darão uma ideia se você deve realizar testes adicionais antes de fazer qualquer mudança com base apenas nestas informações. Os resultados dos testes lhe darão uma ideia básica da condição e do tipo de solo e fornecerão amostras para testes adicionais no laboratório.

2. Estrutura do solo e teste de lavoura

Quando o solo não estiver nem muito molhado nem muito seco, faça um buraco de 6 a 10 polegadas de profundidade. Em seguida, você deve separar uma seção não perturbada do tamanho de um frasco e esmagá-la com os dedos. Desta forma, o teste ajudará a determinar se o solo é grumoso, pulverulento ou granular. O ideal seria que o solo fosse composto de migalhas de diferentes tamanhos. Estas migalhas devem manter sua forma sob uma leve pressão. Se o solo só se desfaz com dificuldade, isso significa que seu solo é muito duro. Isto é importante de se saber pelas seguintes razões. O solo rico em matéria orgânica tem tendência a formar migalhas relativamente redondas, resultando em porosidade. Os solos abertos e porosos permitem a livre circulação da água e do oxigênio. Ou seja, as plantas podem desenvolver raízes fortes e saudáveis.

3. Teste de pH

Você pode determinar o pH do solo usando vinagre e bicarbonato de sódio. É preciso colher duas amostras de solo de diferentes áreas do jardim ou fazenda. Você precisa colocar a terra coletada em dois recipientes separados e adicionar meia xícara de vinagre. O solo alcalino com um pH mais alto irá chiar. Não é adequado para todas as plantas e para remediar isto você deve adicionar um fertilizante com nitrogênio acidificante e um teor mais alto de enxofre. Se o solo não reagir com o vinagre, pegue outra amostra e adicione água destilada e meia xícara de bicarbonato de sódio.

Nenhuma reação indica que sua fazenda ou jardim tem um ambiente neutro. Em outras palavras, a maioria das plantas se sentirá confortável. O solo ácido com um pH mais baixo vai chiar da mesma forma que no primeiro caso. Tal solo seria ideal para mirtilos ou arandos, mas você pode adicionar calcário moído ao solo para cultivar plantas menos amantes de ácidos.

4. O teste da poça

Este teste é a melhor maneira de verificar a drenagem do solo. Pegue um punhado de terra molhada e enrole-a em uma bola em sua mão. Em seguida, jogue a bola dentro de um balde cheio de água. Se o solo afundar, você terá uma boa drenagem. Em seguida, faça alguns buracos nos canteiros, com pelo menos 6 polegadas de profundidade, antes de plantar a grama.  Se a água escorre mais rápido do que 4 horas, significa que a drenagem é boa. Se mais do que isso, é ruim. Para corrigir esta condição do solo, misture alguma matéria orgânica, como musgo de turfa ou composto, no solo ao redor de suas plantas herbáceas.

5. Teste de compressão

Uma das características mais básicas do solo é sua composição. Todos os solos são classificados como argilosos, arenosos ou limosos. A argila é rica em nutrientes, mas drena lentamente. A areia drena rapidamente, mas tem dificuldade de reter nutrientes e umidade. Loam é geralmente considerado o solo ideal porque retém umidade e nutrientes, mas não permanece úmido.

Se o solo mantiver sua forma e desmoronar quando a pressão for aplicada a ele. Isso significa que é um argila excelente!

O solo mantém sua forma, mas quando levemente pressionado, não se deformará. Significa que é solo argiloso.

O solo desmorona assim que o agricultor abre sua mão. Significa que é um solo arenoso.

Saber que tipo de solo você tem, lhe dá uma visão de como trabalhar para melhorá-lo.

6. Teste de minhocas

Os minhocas também podem ser um indicador da saúde do solo. A presença de minhocas indica que provavelmente, existem microorganismos benéficos no solo, que são importantes para a saúde das plantas e a fertilidade do solo. Se houver, pelo menos, dez minhocas em um pedaço de terra escavado e peneirado, você pode relaxar. Isto significa que o solo está em boas condições e que há matéria orgânica suficiente.

Conclusão

Os testes em casa podem ajudá-lo a ter uma compreensão básica da condição e do tipo de seu solo. Desta forma, você pode ver se precisa de testes adicionais no laboratório.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.