Artigos

Enigmas da Bíblia

Ômar Souki

“A todo aquele que tem, será dado mais ainda. Mas daquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem” (Lucas 19, 26). “Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la, mas quem perder a sua vida por minha causa, vai encontrá-la” (Mateus 16, 25). “Eu lhes garanto: se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, podem dizer a esta montanha: ‘Vá daqui para lá’, e ela irá. E nada será impossível para vocês” (Mateus 17, 20).

À primeira vista a afirmação encontrada no Evangelho de Lucas (19, 26) e que também aparece em Mateus (13, 12), pode ser considerada como ilógica: “Como assim, ao que já tem, mais lhe será dado e ao que não tem, lhe será tirado o que não tem?”. Mas, na realidade é o que acontece na prática. Aqueles que têm fé, agem de forma corajosa—desenvolvem seus talentos em benefício próprio e dos semelhantes—e prosperam. Porém, as pessoas inseguras e medrosas, que não acreditam na Providência Divina, se acomodam—param no tempo—e, aos poucos, perdem até mesmo a vontade de seguir adiante. Definham e morrem doentes.

O segundo enigma, que se relaciona à vontade de salvar a vida, tem a ver com as duas dimensões da nossa existência. Uma é material e a outra, espiritual. Quando Jesus se refere à pessoa que “quer salvar a sua vida”, ele está contemplando aqueles que investem seu tempo e energia apenas na conquista de bens materiais. Se esquecem da parte mais importante, que é a espiritual: o desenvolvimento de nossa alma através das práticas religiosas e do cultivo da fé no Deus Vivo: Jesus Cristo. Quando nos descuidamos da dimensão espiritual, estamos colocando em segundo plano o que é mais valioso: a vida depois da morte física. “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8, 36).

Quanto ao movimentar uma montanha com a nossa fé, Jesus se utiliza de uma figura de linguagem chamada hipérbole, isto é, faz uma comparação exagerada como força de expressão. Porém, jamais poderemos exagerar o valor da fé, algo que tem o poder de realizar verdadeiros milagres em nossa vida. “Os benefícios da fé são estudados desde os anos 80 no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que a fé influencia na saúde física, mental e biológica. A crença pode diminuir os riscos de diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias, infartos, insuficiência renal e acidente vascular cerebral. Em 2004, o São Paulo Medical Journal, da Associação Paulista de Medicina, publicou uma pesquisa que afirma o poder da prece na recuperação de pacientes com câncer” (Ciência comprova os benefícios da fé para o corpo, mente e coração; em.com.br).

Enfim, a solução desses três aparentes enigmas se resume em uma só palavrinha: fé. Quem tem fé, não só consegue mais prosperidade, mas também alcançar o Reino do Céu. Além disso, pode vivenciar o impossível, isto é, a cura de males tidos como incuráveis.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.