As habilidades que as empresas mais procuram nos candidatos.

Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, os recrutadores precisam ser criteriosos na hora de escolher o candidato perfeito para uma vaga em aberto. Além da formação escolar e da experiência prévia, outros fatores são importantes para que alguém conquiste um emprego, habilidades que podem ser desenvolvidas para tornarem-se os diferenciais que faltavam por aqueles que buscam uma colocação.

Domínio de um idioma estrangeiro

Com o mercado globalizado, muitas empresas colocam o conhecimento em um idioma estrangeiro como requisito básico para ser contratado. A pessoa que fala mais de uma língua tem mais chances de escolha de trabalho, além de melhor remuneração. Para aqueles que estão fora do mercado no momento, a dica é buscar por cursos gratuitos na internet.

Aplicativos como Babbel contam com opções de curso de inglês grátis, com um método exclusivo de ensino para que o estudante consiga dar seus primeiros passos em um segundo idioma. Não falta conteúdo online para aprender uma língua estrangeira e inserir esse diferencial no seu currículo.

Facilidade em resolver problemas

Nem todos os requisitos dos recrutadores dizem respeito à conhecimentos específicos, algumas habilidades são mais subjetivas, mas extremamente importantes para a evolução do profissional dentro da corporação. A facilidade de resolver problemas é uma dessas habilidades, que envolve não só manter a calma diante dos desafios, como também ter um pensamento estratégico e lógico para encontrar soluções rapidamente.

Esse quesito é avaliado pelos recrutadores por meio de testes nos processos seletivos. Os exames são capazes de analisar o seu raciocínio, enquanto os gestores de recursos humanos observam suas reações quando em confronto com problemas. Treinar o pensamento para a resolução das questões e para a busca de soluções pode ser uma ótima forma de melhorar neste critério.

Trabalhar bem em equipe

Você pode conhecer ou ser o tipo de profissional que afirma preferir trabalhar sozinho. Por mais que esse pensamento possa ser verdadeiro, saber trabalhar em equipe é fundamental e é algo que os recrutadores buscam em todos os candidatos – afinal, as probabilidades de conflitos entre pessoas que sabem conviver em um time são bem menores.

Trabalhar bem em equipe envolve diferentes habilidades, como ter boa comunicação, tratar a todos com respeito e ter uma atitude profissional diante de variadas situações. Além disso, é cada vez mais importante entender as diferenças e não ter um pensamento preconceituoso, seja por conta de cultura, gênero, religião ou orientação sexual.

Uma sugestão para treinar o trabalho em equipe é tentar buscar soluções ao invés de problemas quando em contato com um grupo, seja no ambiente de estudos, entre amigos ou em uma experiência de trabalho. Note o quanto isso faz diferença para a dinâmica do grupo.

Ter boa comunicação

Quando pensamos em boa comunicação, normalmente nos vem em mente a comunicação falada, ou seja, as conversas e negociações feitas pessoalmente. Entretanto, saber se comunicar bem vai além: é se expressar com clareza, escrever de forma adequada e saber interpretar o que falam para você. Esses itens parecem básicos, mas quando consideramos que três em cada dez brasileiros são analfabetos funcionais, fica fácil entender porque as empresas buscam profissionais que saibam se fazer compreender.

Para ter uma boa comunicação, não tem solução simples: é necessário praticar a leitura constantemente, para aumentar o vocabulário e criar uma “biblioteca” no cérebro com palavras e frases para as mais diversas situações. Você pode começar analisando o seu currículo para conferir se não há nenhum erro de português, afinal, essa é a primeira impressão que a empresa tem sobre o candidato e você não vai querer desperdiçar uma oportunidade por conta de erros de gramática.

Atender as necessidades do mercado de trabalho

Os índices mais recentes de desemprego no país apontam que 11% da população está em busca de recolocação. Saber as habilidades mais buscadas pelos recrutadores pode ajudar o candidato a se preparar melhor e aprender novos conceitos para estar no nível desejado pelas empresas e atender as necessidades do mercado.

Existem ainda outros itens que colaboram para conquistar o emprego dos sonhos, como manter-se atualizado, ter um currículo atrativo e até ser mais criterioso na hora de escolher uma vaga para se candidatar, entendendo se você está realmente apto para o trabalho. São dicas simples, mas capazes de fazer toda a diferença na hora de atingir um objetivo profissional.

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.