Brasileiros estão entre os mais vaidosos do mundo.

Saiba como cultivar a vaidade no dia a dia

09 OUT 2020

Uma pesquisa alemã feita com 22 países revelou que os brasileiros estão entre os mais vaidosos. As mulheres investem 5,3 horas semanais cuidando do bem-estar e aparência. Já os homens gastam 3,5 horas.

 

O país perde somente para a Itália, onde as mulheres passam 6,2 horas por semana cuidando de si. 

 

Entre as atividades consideradas na pesquisa estão banho, depilação, barbear, cuidados com o cabelo, escolha de roupa e aplicação de maquiagem.

 

Os dados ainda revelam que 60% dos brasileiros entrevistados querem se sentir bem, 44% querem causar uma boa impressão e 40% acham importante para dar um bom exemplo aos filhos.

 

Embora a vaidade seja por muitas vezes criticada como uma futilidade, cuidar da aparência é importante, faz bem tanto para o corpo quanto para a mente. Na medida certa, os prazeres que a vaidade traz elevam a autoestima, auxiliam na autoconfiança e promovem bem-estar. Tudo isso resultado em benefícios para a saúde mental.

 

Já que cuidar de si faz bem, como cultivar a vaidade no dia a dia?

 

Ritual de beleza

 

Ter um ritual de beleza ajuda nos hábitos de olhar para si e cuidar da aparência. Reserve alguns minutos ao acordar e antes de dormir. Nesse momento é importante usar de produtos que auxiliam no cuidado da pele do rosto e corpo.

 

Homens e mulheres podem ter um ritual de beleza, visando limpar e hidratar bem a pele, reduzir marcas de expressão e retardar o envelhecimento. Os cabelos também merecem atenção, embora possam receber uma hidratação semanal.

 

E ser vaidoso não é sinônimo de gastar dinheiro. Existem receitas caseiras para cuidar da pele e dos cabelos. Esporadicamente você também pode fazer procedimentos específicos em centros de beleza especializados. Esses momentos investindo em si mesmo contribuem para o bem-estar, desejo de 60% dos brasileiros.

 

Imagem

 

Causar uma boa impressão é a vontade de 44%, portanto, não podemos deixar de considerar que a imagem importa. Homens e mulheres vaidosos e bem arrumados passam uma imagem melhor.

 

Comece se vestindo bem. Cuide da sua roupa, evite sair todo amassado, com vestimentas velhas e garanta que ela esteja adequada para a ocasião, especialmente em casos de eventos profissionais.

 

Mulheres podem - e devem - usar do poder da maquiagem. Uma boa make esconde imperfeições, proporciona uma aparência melhor e mais descansada e ressalta a beleza dos traços do rosto. Um estojo de maquiagem com diferentes tons de batom, sombra e blush funciona como um coringa na bolsa para diversas ocasiões. Um batom neutro pode ser ideal para uma reunião de negócios, e se quiser emendar um jantar pessoal já pode colorir os lábios com o poderoso vermelho.

 

Homens que possuem barba devem se preocupar com a apresentação, a barba diz muito sobre a personalidade. Por isso, é importante investir em sua higiene diária, hidratação e boa aparência.

 

Cuidando desses dois pilares - investindo no seu bem-estar e agindo para causar uma boa impressão - é que 40% dos brasileiros conseguirão alcançar o desejo de dar um bom exemplo aos filhos.

© 2009-2021. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.