Gambito da Rainha: a série que fez disparar as vendas de xadrez.

12 JAN 2021

Uma nova série vem dando o que falar nos últimos meses: Gambito da Rainha estreou em outubro de 2020 na Netflix e chegou à primeira posição em mais de 63 países, já se consolidando entre os 10 programas mais assistidos da plataforma de streaming. A história é uma adaptação do livro de Walter Tevis, publicado em 1983, mas tomou o coração do mundo na forma de uma minissérie que conta com Anya Taylor-Joy como atriz principal.

A série tem como foco uma jovem que se torna um prodígio do xadrez, e acompanha a sua vida ao longo dos anos, enquanto ela tenta balancear a sua subida rápida na prática do jogo com traumas antigos e alguns vícios. 

 

A verdade é que as pessoas não gostaram só da magnífica narrativa e filmografia, mas apaixonaram-se também pelo xadrez. Este jogo foi mostrado com grande destaque na série e gerou resultados muito positivos para o setor. Apesar de 2020 já ter sido um bom ano para o mercado de jogos, o lançamento de O Gambito da Rainha fez subir em 250% a busca por tabuleiros de xadrez em múltiplos sites onlines, aumentou em 10.000% a busca por “Gambito” ou “Gambito Xadrez” nos buscadores e influenciou também a procura por “como jogar xadrez”. Goliath Games, empresário do setor de brinquedos, revelou que entre os meses de novembro e dezembro de 2020 as vendas de tabuleiros de xadrez aumentaram 1.100% em comparação com os mesmos meses de 2019.

Não é de espantar que uma série vista por mais de 63 milhões de lares em todo o mundo tivesse repercussões, mas o mercado do xadrez não estava à espera deste boom tão repentino. Uma vez que nem todos conseguiram o tão desejado tabuleiro de xadrez, muitos optaram por procurar este jogo online. Hoje em dia existem muitos sites que possibilitam jogar online, como o Vegas Slots Online, onde é possível encontrar diferentes jogos de cassino como slots, baccarat, roleta, entre outros, seja gratuitamente ou a dinheiro real. Mas o site preferido dos amantes de xadrez é o Chess.com, um site dedicado apenas à prática dessa modalidade de jogo. Quando a série estreou, o Chess registrou um aumento do número de jogadores em mais de 500%, tornando assim o Gambito da Rainha a série que, historicamente, mais impulsionou este mercado.

 

Fonte: Chess.com Português via Instagram

 


Xadrez traz benefícios para a mente

 

Esta minissérie deu ao mundo exatamente o que as pessoas buscavam: como o xadrez tem vários benefícios psicológicos, é a atividade perfeita para praticar em casa. Conheça a seguir alguns dos benefícios deste jogo.

O principal benefício do xadrez é o exercício da mente: o jogo desenvolve o raciocínio, o pensamento crítico, ensina a tomar decisões e a fazer análises. Tudo isto exercita ambos os lados do cérebro, deixando a mente mais ativa e saudável. Praticar o xadrez é um ótimo exercício de concentração, pois é necessário estar atento a todos os movimentos do tabuleiro para saber as jogadas que já foram feitas e calcular os próximos passos.

Isto leva-nos a outra vantagem — a resolução de problemas. No xadrez, todas as jogadas são importantes e geram consequências, sejam elas positivas ou negativas. É necessário que o jogador tenha uma estratégia definida e, a partir disso, flexibilidade de raciocínio para conseguir solucionar problemas e tomar decisões sob pressão. Por fim, o jogo ajuda também a desenvolver o lado mais criativo do cérebro, pois a personalidade de cada jogador é refletida no seu jogo. No xadrez são usados diferentes estilos e táticas, sendo que cada jogo é único e o jogador pode mostrar a sua personalidade de jogo através da sua estratégia, das táticas que usa e do tipo de lances.

 

Fonte: Pixabay

 

Graças a O Gambito da Rainha, o xadrez alcançou uma grande visibilidade e gerou interesse por parte de pessoas que nunca tinham jogado. Assim, é possível verificar o forte impacto e influência que as séries e filmes podem ter na população: em apenas um mês esta minissérie abalou o mercado do xadrez e de cada novo fã da série pode surgir um novo amante do jogo. Agora que você conhece um pouco mais sobre os benefícios deste jogo, comece já a treinar os seus movimentos. Boa sorte!

© 2009-2021. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.