O calor está chegando. Saiba como combatê-lo longe da praia.

A época mais quente do ano está chegando e é necessário sempre ter precaução para não sofrer com a forte onda de calor que assola o país. Manter-se hidratado, optar por comidas mais leves e usar roupas frescas são algumas das recomendações básicas para evitar o desconforto. Além disso, é importante não fazer atividades físicas muito pesadas nas horas de maior calor e vale também tomar mais de um banho por dia, desde que sejam curtos para evitar o desperdício de água.

 

Há quem prefira ir à praia e aproveitar o verão para curtir a água mais fresca e todos os benefícios das regiões litorâneas. Para quem vai mesmo ficar longe do mar, é possível também se divertir e aproveitar o calor para promover atividades em família que vão refrescar e muito o calorão. E ainda, usar algumas estratégias úteis para ajudar no dia a dia. Confira algumas dicas para combater o calor longe da praia:

 

Monte uma Piscina

 

Essa é uma das mais fáceis, práticas e divertidas coisas que você pode fazer durante o verão usando um pequeno espaço na área de serviço, no quintal, garagem ou até mesmo dentro de casa. Existem vários modelos e tamanhos de piscinas infláveis, tanto para adultos como para crianças, que vão ajudar e muito durante o período de calor e ainda vai fazer a alegria de toda a família.

 

Faça atividades refrescantes em família

 

Para divertir as crianças, é possível promover brincadeiras divertidas como fazer guerra com bexigas de água, fazer picolés e sorvetes saudáveis e caseiros, brincar de guerra de água enquanto lava o quintal ou rega o jardim, fazer gelo colorido e usar para fazer pintura no papel. Use a criatividade e promova a diversão. O ideal aqui é envolver a família toda nas atividades.

 

Mantenha plantas dentro de casa

 

As plantas ajudam a manter a umidade do ambiente dentro de casa e assim diminuir a temperatura interna. Elas ainda melhora muito a qualidade do ar e são benéficas para a saúde, principalmente para alérgicos. Espada-de-são-jorge, cipreste e a figueira são algumas da plantas que ajudam a umidificar a casa.

 

Use toalha molhada

 

Para os dias em que o calor estiver intenso, é bom usar toalhas molhadas para resfriar o corpo. Basta umedecê-la e colocar na testa ou no pescoço. Você pode ainda usá-la assim molhada como cobertor para conseguir dormir. Ou ainda deixá-la na cabeceira da cama para ajudar a umidificar o quarto.

 

Usar objetos de proteção

 

O filtro solar é um importante aliado para a pele, independente da estação. Para potencializar os efeitos dos raios solares e proteger mais ainda o corpo, aposte nas sombrinhas quando for andar na rua a fim de evitar maiores desconfortos. Bonés e óculos de sol também são muito bem-vindos.

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.