domingo, 22 de Março de 2020 13:14h Ilidio Luciano

Quarenta por cento da população mundial não tem acesso a água para higienização.

Recurso hídrico é fundamental no combate à Pandemia do novo coronavírus.

ILÍDIO LUCIANO

Neste domingo, 22/03 é comemorado o Dia Mundial da água. Em tempos de combate à Pandemia do novo coronavírus, a lavagem regular das mãos é fundamental para evitar a disseminação da doença.

Estudo realizado pelo Unicef, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), para a infância e Juventude, apontam que, quarenta por cento da população mundial, não tem acesso a água e sabão para a higienização simples.

Os dados mostram que, de cada cinco pessoas no mundo, duas não tem instalação de água em suas residências. Esse número corresponde a 3 Bilhões de pessoas.

No Brasil, a situação com relação ao abastecimento de água e mais animadora, se comparado a situação no mundo. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (Snis), 83 por cento da população nacional possui instalação hidráulica nas residências.

Já em relação ao tratamento de esgoto, 46 por cento da população possui o serviço. Há no Congresso Nacional, um projeto que é o Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico. O principal objetivo é abrir o mercado para a iniciativa privada, para garantir a universalização do fornecimento de água e esgoto tratado a toda a população nacional.

quarenta, cento, populacao, mundial, acesso, agua, higienizacao

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.