sábado, 12 de Janeiro de 2019 10:40h Portal G37

Samu realiza primeiro parto dentro de ambulância no ano de 2019.

Assim que chegaram e pararam a ambulância no estacionamento do Hospital, a criança nasceu.

Na noite da ultima segunda-feira (07), uma jovem de 20 anos, grávida de 34 semanas, deu entrada com algumas contrações no Hospital São José em Nova Serrana. Após atendimento, a equipe médica resolveu transferí-la para o Hospital Sofia Feldman em Belo Horizonte que é referência em assistência materno-infantil no estado.

Foi feito o contato com a central de regulação pedindo que o  SAMU fizesse a transferência da paciente. Um exame chamado Score de Malinas, que permite determinar se uma mulher grávida está prestes a dar à luz, apontou que ainda demoraria e que a transferência poderia ser realizada por Unidade de Suporte Básico (USB).

Por volta das duas horas da manhã, uma equipe do SAMU de Pitangui, saiu com a paciente e o acompanhante do Hospital de Nova Serrana rumo ao Sofia Feldman, porém logo quando estavam chegando no anel rodoviário em Belo Horizonte as contrações aumentaram. O técnico em enfermagem Layon Arcanjo se preparou, já avisou a médica plantonista do hospital sobre a possibilidade de parto na ambulância e assim que chegaram e pararam a ambulância no estacionamento do Hospital, a criança nasceu.

“Quando ela nasceu e chorou, foi um sentimento de gratidão muito forte”, conta emocionado e condutor socorrista Cleber Eugênio.

Mãe e filha passam bem e permanecem no Hospital em observação.

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.