sábado, 23 de Janeiro de 2016 13:12h Atualizado em 23 de Janeiro de 2016 às 04:42h. Secretária de Cultura de Minas Gerias

A sétima arte toma conta da agenda cultural de Minas neste final de semana

Ação! Pipoca na mão e olhos atentos na tela para conhecer a agenda cultural de Minas Gerais deste final de semana. Nosso Estado abre o calendário audiovisual brasileiro em grande estilo com o início da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Ação! Pipoca na mão e olhos atentos na tela para conhecer a agenda cultural de Minas Gerais deste final de semana. Nosso Estado abre o calendário audiovisual brasileiro em grande estilo com o início da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que segue na cidade histórica mineira até o próximo dia 30. Ainda no tapete vermelho da nossa programação desfilam peças teatrais e festivais de rap na capital, além de exposições de artes visuais no interior.

Nesta sexta-feira, a abertura da mostra será a partir das 21h, no Cine-Tenda de Tiradentes, com o tributo ao cineasta ítalo-brasileiro Andrea Tonacci, que estará presente. Tonacci ocupa lugar especial na história do cinema nacional por conta, se não de toda a sua filmografia, certamente de ao menos outros três filmes, o longa Bang Bang, o curta Bla Bla Bla, e “Serras da Desordem”, lançado em 2006 em Minas.

Na 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes serão exibidos 117 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mundiais (35 longas e 82 curtas), em 57 sessões de cinema, que vão reunir aproximadamente 500 profissionais do audiovisual e um público esperado de 30 mil pessoas. O evento promoverá outras diversas manifestações da arte numa programação abrangente e gratuita.

O alcance artístico das imagens segue na programação. A galeria Convergência do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), em Juiz de Fora, recebe a partir deste final de semana a exposição “L’occhio del poeta”, que tem como referência o livro de mesmo nome do autor juiz-forano Murilo Mendes. O olho do poeta retoma 26 obras de destacados artistas do movimento abstrato italiano, que alcançou notável produção durante as décadas de 60 e 70 do século XX.

 

Em Pará de Minas, a criançada vai para o Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. A segunda semana do festival “Férias no Teatro” traz o espetáculo “Dona Baratinha”. Na interpretação do clássico infantil, publicado pela primeira vez em 1890, a atriz mineira Carmélia Cândido encena a mistura de comédia e musical ao lado dos parceiros José Roberto Pereira, Wilsinho da Floresta, Isabel Faria, Marcilene Tavares e Romana Campos.

Para quem fica na capital, o rapper Rico Dalasam garante incríveis versos libertários. A apresentação será no Festival @bsurda que anima o Granfinos, nesta noite. Os djs Supololo, Glico, Fab e Ed marcam presença.

No Viaduto Santa Tereza rola sábado a primeira edição do Festival Cidade Viva. O local será fechado para deleite dos passantes, que vão encontrar diversas atrações como food trucks, programação infantil com brinquedos infláveis, shows de jazz, rock, música instrumental, DJs, além de espetáculos teatrais. Tudo isso com entrada franca. Haverá ainda bloquinho de Carnaval com a charanga “Padecendo no Paraíso”, composta por aproximadamente 50 mães.

Real! Quatro fatos inquietantes, acontecidos entre 2013 e 2014, compõem a nova peça do grupo Espanca!. Cinco dramaturgos foram convidados para escrever cenas curtas sobre o linchamento de uma mulher; o atropelamento de um ciclista; uma greve de garis; e uma chacina no Complexo da Maré. A criação que está na lista elaborada pelo jornal Estadão das 10 melhores de 2015 será apresentada no Galpão Cine Horto até 24 de janeiro, dentro da programação do Verão Arte Contemporânea (VAC).

 

O espetáculo Clamour + E se Eva não tivesse dentes? chega ao Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes.  A montagem, integrante da 42ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, surge como uma tentativa de resgate do espaço mitológico da mulher em diálogo com presente, buscando iluminar, repensar e redesenhar o estigma do feminino.

 

 

SERVIÇO

FESTIVAL @BSURDA

Data: 22/01 e 23/01

Horário: 22h

Local: Granfinos - Av. Brasil, 326, Santa Efigênia.

Ingressos: R$ 20 (promocional/dia, esgotado para sábado) a R$ 80 (passaporte para os dois dias).

 

 

19ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Data: 22/01 e 30/01

Horários e locais na programação

Festival Cidade Viva

Data: 23/01

Horário: 9h às 17h

Local: Viaduto Santa Tereza

 

 

Exposição “L’occhio del poeta”

Data: 22/01 a 31/03

Horário: 9h às 17h

Local: Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) - Rua Benjamin Constant, º 790 - Centro | Juiz de Fora/MG

 

 

Férias no Teatro

Data: 22/01 a 24/01

Local: Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida - Pará de Minas

Horários na programação

 

 

Clamour + E se Eva não tivesse dentes?

Data: De 21 de Janeiro, Quinta a 24 de Janeiro, Domingo

Horário: Quinta a Sábado, às 20h30. Domingos às 19h.

Local: Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes

 

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.