sexta-feira, 5 de Fevereiro de 2016 13:22h Secretária de Cultura de Minas Gerias

“A vizinhança do tigre”, patrocinado pelo programa Filme em Minas, estreia em BH

Longa metragem será exibido em mais oito capitais brasileiras

A transição da adolescência para a vida adulta é uma fase complexa e exige tomada de decisões que refletem numa vida toda. O cenário pode ser ainda mais conturbado para jovens de periferia que vivem sob condições desiguais em relação a outros estratos da sociedade. É esse recorte do real que o filme “A vizinhança do tigre” traz para o cerne da reflexão. Com direção de Affonso Uchoa, o longa metragem, incentivado pelo programa Filme em Minas, da Secretaria de Estado de Cultura, estreia em Belo Horizonte no próximo dia 18 (quinta-feira), no Cine 104.

 

Uma semana depois, no dia 25, o filme passa a ser exibido em mais oito capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Vitória, Salvador, Fortaleza, São Luís.

O diretor Affonso Uchoa explica como o incentivo da SEC, pelo Filme em Minas, agregou valor ao longa. “O patrocínio da Secretaria de Cultura permitiu a finalização da obra, uma das etapas mais imprescindíveis para garantir o primor e excelência do produto que será disponibilizado ao espectador. Nessa última fase do processo de produção, os toques que garantem a qualidade da linguagem cinematográfica, como a mixagem e a montagem, são aplicados ao conteúdo”.

Uchoa ainda destaca o papel do Filme em Minas como protagonista das políticas públicas para o setor. “É importante frisar que o programa Filme em Minas deve ser não só mantido e continuado como também ampliado. Trata-se de um dos incentivos principais para o segmento audiovisual dos últimos tempos. Permitiu que toda uma geração realizasse suas obras, incentivando todas as fases da cadeia produtiva do cinema”.

 

 

Sinopse

Os jovensJuninho (Aristides de Souza), Eldo (Eldo Rodrigues), Adilson (Adilson Cordeiro), Menor (Maurício Chagas) e Neguinho (Wederson Patrício) são moradores da periferia de Contagem e vivem divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança. Para sobreviver à luta de cada dia, eles terão que domar o tigre que mora dentro de si.

 

 

Prêmios

Vencedor da categoria ‘Melhor longa metragem’ do Festival de Tiradentes (2014), ‘A vizinhança do tigre’ também venceu o Festival Internacional de Curitiba (2014), Fórum. Doc (2014), melhor longa metragem no Festival de Cachoeira, na Bahia (2014), Festival Cosquín, em Cordoba Argentina (2015).

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.