quarta-feira, 30 de Março de 2016 13:11h Secretária de Cultura de Minas Gerias

Biblioteca Pública e Instituto Cervantes comemoram 400 anos do legado de Miguel de Cervantes

Exposição e palestra celebram a obra do gigante da literatura mundial

Homenageando os 400 anos de morte do escritor espanhol Miguel de Cervantes, completados em 22 de abril de 2016, a Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário e o Instituto Cervantes apresentam, de 8 a 30 de abril, a exposição Quixote. Seis obras do artista plástico espanhol Carlos Carretero, além de cerca de 140 livros ricamente ilustrados das Coleções Especiais da Biblioteca Pública e do acervo do Instituto, retratam as aventuras de Dom Quixote, personagem-título da obra-prima de Cervantes e uma das maiores figuras da literatura ocidental.

No dia 19/4 (terça), o dramaturgo e diretor teatral Júlio Vianna profere a palestra Obra teatral e adaptação da obra literária: transpondo o universo Quixotesco de Cervantes.  Com a cia. teatral 4comPalito, da qual é co-fundador, Júlio Vianna levou o texto de Cervantes para o palco no bem-sucedido espetáculo Quixote, culminando em um processo de dois anos. Na palestra, Vianna conversa com o público sobre as principais questões enfrentadas por atores, diretores e dramaturgos nesse tipo de trabalho.

 

 

A abertura da exposição Quixote acontece em 8 de abril, sexta, às 19h, no Hall das Coleções Especiais da Biblioteca (Praça da Liberdade, 21, 2º andar). A mostra pode ser visitada até 30/4, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

A palestra Obra teatral e adaptação da obra literária: transpondo o universo Quixotesco de Cervantes acontece no dia 19 de abril, terça, às 15h, no Teatro José Aparecido de Oliveira (Praça da Liberdade, 21). Todas as atividades são gratuitas. Para a abertura e palestra, é preciso confirmar presença no 3269 1209 ou mineiriana.sub@cultura.mg.gov.br.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.