terça-feira, 11 de Outubro de 2016 12:36h SEC

Biblioteca Pública promove agenda movimentada durante o mês das crianças

Exposição, roda de leitura, contação de histórias e oficinas integram a programação durante o mês de outubro

No mês mais aguardado pelos pequeninos, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, espaço integrante do Circuito Liberdade, prepara uma programação especialmente dedicada ao Dia das Crianças, comemorado na quarta-feira (12). Uma série de atividades interativas e de incentivo à leitura acontece no espaço, todas com entrada gratuita.

 

A força criativa das ilustrações é tema de exposição “Livros sem palavras”, que acontece no Setor Infantojuvenil (BIJU) da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Composta por dezenas de obras do acervo da BIJU que têm a ilustração como personagem principal, a atividade demonstra que, assim como a escrita, as imagens aguçam a criatividade e contam histórias fascinantes. A exposição fica em cartaz até o fim do mês.

 

Na manhã de terça-feira (11) acontece a oficina “Despertando os sentidos”, que visa aguçar os sentidos da criançada levando-os a reconhecer diferentes sons, imagens, cheiros, sabores e texturas. Em seguida os participantes terão acesso a alguns jogos adaptados e poderão visitar o Setor Braille da Biblioteca para reverberar o que foi trabalhado no minicurso.

 

Para o dia 13 (quinta-feira), das 9h30 às 10h30 e das 14h30 às 15h30, foi preparada a Oficina de Brincadeiras Lúdicas, que resgata as brincadeiras tradicionais e cantigas de roda. O encontro tem o intuito de apresentar jogos lúdicos para um divertido aprendizado entre adultos e crianças, com sugestões de livros para brincar em casa.

 

O sábado (15) é dedicado à escuta e contemplação na Hora do Conto e da Leitura, com Beatriz Myrrha, às 10h. Com o tema “Gente daqui e bichos também”, a narradora apresenta contos e poemas de autores que vivem em Belo Horizonte e que animam a garotada com seus personagens repletos de amor, humor e outras surpresas. Na mesma manhã a escritora Gina Borges lança seu livro infantil "A História do Mico Estrela", que aborda o valor de uma amizade.

 

A programação se encerra no dia 29, com a Roda de Leitura “Meu pai é uma figura”, baseada no livro homônimo de Rosana Monta’Alverne. Os leitores terão a oportunidade de exercitar a produção de textos, descrevendo as características mais marcantes de seus pais, além de ilustrar as palavras de outro participante. Essas produções serão compartilhadas entre os presentes, culminando em uma divertida troca de experiências.

 

Andresa Ferreira, bibliotecária da BIJU, explica a concepção das atividades comemorativas. “Toda a programação foi elaborada com o intuito de despertar nas crianças o gosto pela leitura e pelos livros, ampliar o conhecimento sobre novas histórias, novos livros e novos autores e ainda aguçar a curiosidade por novas sensações”. 

 

SERVIÇO:

Exposição “Livros sem palavras”

Data: até 31 de outubro

Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Local: Biblioteca Pública Luiz de Bessa- Setor Infanto-juvenil – BIJU – Praça da Liberdade, 21

 

Oficina Sensorial: Despertando os sentidos

Data: 11 de outubro - terça-feira

Horário: 9h30 as 10h30 e 14h30 as 15h30

 

Oficina de Brincadeiras Lúdicas

Data: 13 de outubro

9h30 às 10h30 e das 14h30 às 15h30

 

Hora do Conto e da Leitura, com Beatriz Myrrha - “Gente daqui e bichos também”

Data: 15 de outubro – sábado

10h

 

Lançamento do livro A História do Mico Estrela" de Gina Borges

Data: 15 de outubro – sábado

Horário: a partir das 9h30

Local: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães

 

Roda de Leitura - “Meu pai é uma figura”

Data: 29 de outubro – sábado

Horário: 10h

 

As atividades acontecem no Setor Infanto-juvenil da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21), com entrada franca.

Informações: 3269-1223

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.