sexta-feira, 14 de Outubro de 2016 15:24h Secretaria de Estado de Cultura

Biblioteca Pública realiza “Apps 4 Change Café”

Evento pretende desenvolver app grátis para ajudar na solução de problemas sociais e melhorar a vida cotidiana das pessoas

Os aplicativos para celular, mais conhecidos como “apps”, estão por toda parte: existem apps para encontrar músicas, paquerar, organizar as finanças e muito mais. Na tarde desta sexta-feira (14), às 17h30, a Biblioteca Pública Estadual Luiz Bessa, espaço integrante do Circuito Liberdade, promove o evento “Apps 4 Change Café”. Trata-se de uma ação do projeto Feito na Biblioteca, desenvolvido pela Caravan Studios (organização norte-americana sem fins lucrativos) em parceria com a Biblioteca, e patrocinado pela Fundação Bill e Melinda Gates. O intuito é desenvolver apps grátis para ajudar na solução de problemas sociais e melhorar a vida cotidiana das pessoas.

 

Este é o segundo encontro do projeto realizado no local. No primeiro, realizado em junho, os participantes apresentaram as ideias para apps. Na fase atual, serão apresentados os resultados dos protótipos que foram desenhados pelos participantes. Os projetos serão expostos em pôsteres na biblioteca e votados pelos leitores. Participarão do evento desenvolvedores locais, responsáveis pelas chamadas startups, que falarão sobre seus projetos desenvolvidos com o objetivo de melhorar a vida das pessoas da comunidade.

 

O projeto Feito na Biblioteca visa conectar usuários das bibliotecas públicas aos dados abertos de governo para melhorar a vida cotidiana. A metodologia de criar os aplicativos está baseada no “design thinking”, e procura a participação de várias comunidades, inclusive programadores, designers, trabalhadores de ONGs e governo local, bibliotecários, usuários de bibliotecas e membros da comunidade.

 

A diretora da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Alessandra Gino, comemora a escolha do órgão para a iniciativa prosperar. “Para Biblioteca Pública é muito importante participar de um projeto como esse que aproxima a comunidade para a escolha de um aplicativo que vai beneficiar a todos. Inicialmente foram duas bibliotecas estaduais escolhidas: a de Minas e a do Rio Grande do Sul, para sermos o ponto de encontro para discussões e decisões para a criação de softwares que facilitem a vida de milhares de cidadãos”. 

 

Aplicativos sugeridos

Alimentos Locais

O aplicativo vai conectar consumidores e produtores locais, te ajudando a encontrar alimentos mais frescos, baratos e produzidos perto de você. O objetivo é diminuir os gastos e a poluição com transporte de alimentos, além de apoiar a economia local.

 

Me Ajuda BH

O app reunirá, em um só lugar, informações sobre serviços públicos de BH fornecidos pelo governo municipal, estadual ou federal.

 

Lixo legal

Onde posso jogar isso fora? Muitos objetos não podem ser jogados fora no lixo comum e ficamos em dúvida sobre que destino dar a eles. O aplicativo Lixo Legal vai informar onde reciclar, reutilizar ou descartar de forma segura e consciente aquilo que não precisamos mais.

 

Ponto Certo

Em qual ponto de ônibus devo esperar? Ponto Certo é um aplicativo que vai ajudar os habitantes a encontrar pontos de ônibus nas proximidades e compartilhar informações (como segurança e condições físicas) sobre o ponto.

 

Bibliotecas BH

Bibliotecas BH é um aplicativo que te ajuda a encontrar a biblioteca mais próxima e descobrir tudo que está acontecendo lá, como eventos, cursos e saraus. Também tem uma função para usuários fazerem sugestões à equipe da biblioteca.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.