segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2016 12:10h Secretária de Cultura de Minas Gerias

Candidatura de Mariana a Patrimônio Mundial é tema de reunião na SEC

Uma reunião bastante produtiva

O Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, a Presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha/MG, Michele Abreu Arroyo, e o Chefe da Assessoria de Relações Internacionais de Minas Gerais, Rodrigo Perpetuo, receberam nesta manhã (15/02), na Cidade Administrativa, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior. A possível candidatura da primaz de Minas Gerais como Patrimônio Mundial da UNESCO foi pauta do encontro.

A cidade foi a primeira capital do Estado  e é a única de traçado planejado entre as cidades coloniais mineiras, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. O seu centro histórico, tombado pelo instituto nacional em 1945, apresenta um acervo arquitetônico composto por monumentos que marcam os anos áureos da opulência do passado marcado pela mineração de ouro, um efeito cênico típico da estética barroca de influência portuguesa.

O prefeito apresentou, junto à equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, documentos e informações que serão de extrema relevância para o dossiê de inscrição da cidade junto à organização internacional.

Minas está entre os estados da federação com os maiores números de bens reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Possuem o título as cidades de Ouro Preto e Diamantina, além do centro histórico de Congonhas.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.