terça-feira, 19 de Janeiro de 2016 13:15h Secretária de Cultura de Minas Gerias

CAP promove oficinas de férias sobre arte popular

O cidadão mineiro pode se ocupar nas férias do aprendizado sobre cultura do povo

O Centro de Arte Popular – CEMIG prepara três oficinas para o período: Pigmentos Naturais, no próximo dia 19 (terça-feira), Pesquisando a Arte Popular, na quarta-feira (20), e Vasos com balão, para fechar a programação, na quinta-feira (21).

 

 

Oficina: Pigmentos Naturais

Data: 19/01

Horário: 15h às 17h

Classificação: A partir de 12 anos

Entrada franca

A atividade consiste em produzir a tinta artesanal através da mistura entre os pigmentos e o aglutinante (cola branca) acrescido de água, visando à experimentação dos pigmentos na obtenção de diversos tons e posterior aplicação em uma superfície pictórica (papel). Busca, dessa maneira, dialogar com a produção das pinturas rupestres executadas pelo homem primitivo nas grutas e cavernas.

 

 

Oficina: Pesquisando a Arte Popular

Data: 20/01

Horário: 15h às 17h

Classificação: Público adulto

Entrada franca

A partir do acervo apresentado e pela mediação desenvolvida pelo educador, os participantes são convidados a dar sua contribuição e criar, através de atividades disponibilizadas pelo educativo (pintura, colagem, etc), sua própria visão sobre a cultura e arte concebida pelo povo no território que compreende o Estado de Minas Gerais.

 

 

Oficina: Vasos com balão

Data: 21/01

Horário: 15h às 17h

Classificação: Todas as idades

Entrada franca

A ideia da oficina é reproduzir, de uma forma simples e rápida, a confecção de vasos. Não será utilizado barro, pedra ou mesmo madeira. Vão ser feitos vasos de papel. Sobrepondo várias camadas de papel é possível conseguir uma espessura para que o vaso apresente uma estrutura firme. Após a produção, inicia-se o processo de decoração, que terá como principal referência pinturas feitas nas cerâmicas presentes no acervo do museu.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.