segunda-feira, 16 de Maio de 2016 12:55h Agência Minas

Circuito Liberdade ganha programação especial na 14ª Semana de Museus

Entre os dias 16 e 22 de maio, uma maratona de eventos ocupará os espaços do Circuito em Belo Horizonte

O Circuito Liberdade participa, a partir desta segunda-feira (16/5) e 22 de maio, da 14ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Durante o período, espaços museológicos do país realizam atividades diferenciadas em todo o território nacional.

O tema desta edição do evento é “Museus e Paisagens Culturais”, que busca uma discussão sobre o espaço geográfico e a questão cultural - e apresenta o museu como acessório fundamental de uma cidade.

 

 

O Circuito Liberdade, reconhecido como um importante corredor cultural do país, conta com uma programação especial para a ocasião. Serão realizadas oficinas, exposições, cursos, debates, filmes e diversas ações educativas nos diferentes espaços que compõem o complexo.

No Museu Mineiro acontece, entre os dias 16 e 21 de maio, a exposição do arquiteto Altino Caldeira e da artista plástica Helena Campos. São 40 trabalhos, entre pinturas e esculturas, que apresentam narrativas da ‘Paisagem Cultural’. Caldeira descreve a mostra como “obras que trazem imagem, observação e memória e vão além do contexto a que elas pertencem”.

 

 

 

E no dia 19, quinta-feira, às 19h, a 2ª edição do Observatório do Circuito ocupa o local com o tema “Museus e Paisagens Culturais”. Os convidados são os professores João Antônio de Paula e Letícia Julião, ambos da UFMG, e Ana Flávia Machado, diretora do Espaço do Conhecimento UFMG, espaço integrante do Circuito Liberdade.

Já no Centro de Arte Popular Cemig serão oferecidas oficinas de construção da maquete da “Orla da Pampulha” e a pintura de um mural do “Aglomerado da Serra”. No dia 21, sábado, às 10h, haverá uma contação de histórias sobre os mistérios da paisagem histórica de São João del Rey.

 

 

 

O Espaço do Conhecimento UFMG também conta com uma rica programação em sua fachada digital – de 19h às 20h do dia 16 - primeiro dia da “Semana de Museus” - além de diversas exposições, cursos e mesas redondas, como a que acontecerá no dia 20 sobre a produção social do Espaço em Belo Horizonte.

O Memorial Minas Vale terá como atração, além de exposições, shows musicais e filmes, um encontro com Luís Molinari, gerente de Patrimônio Imaterial do Iepha-MG, que apresenta o processo de registro da Comunidade Quilombola dos Arturos como patrimônio imaterial.

O MMGerdau - Museu das Minas e do Metal já conta com atividades desde o dia 03 de maio em sua programação. Destaque para as oficinas como “Uma selfie no Museu” que nos dias 4, 13, 17, 18 e 20/05, das 12h30 às 17h, ensinará técnicas de fotografias com celular ou tablete. A atividade dialoga com o tema “Museus e Paisagens Culturais” e leva o participante a “olhar para fora da janela” e interagir com o entorno do museu.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.