terça-feira, 15 de Março de 2016 13:10h Atualizado em 15 de Março de 2016 às 13:13h. Agência Brasil

Com apelo teatral, exposição no Rio retrata desafios do relacionamento a dois

Resultado de um trabalho de três anos feito sempre em um estúdio, a exposição Only You, que o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro inaugura nesta terça-feira (15), às 19h, apresenta cerca de 140 trabalhos do fotógrafo de vanguarda Leonardo Kossoy

Resultado de um trabalho de três anos feito sempre em um estúdio, a exposição Only You, que o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro inaugura nesta terça-feira (15), às 19h, apresenta cerca de 140 trabalhos do fotógrafo de vanguarda Leonardo Kossoy, entre fotos, instalações e vídeos.  Protagonizadas pelos atores Gilda Nomacce e Germano Melo, as imagens retratam, com forte apelo teatral, o comportamento de casais em diversas situações, nas quais predomina a nudez dos personagens.

Uma canção pop americana dos anos 50, sucesso na voz do grupo The Platters e que até hoje é lembrada, dá nome à exposição. “A partir dos versos da música, o paulistano Kossoy pegou emprestado o título em inglês e o utilizou como tema da mostra: os desafios e as possibilidades do relacionamento a dois”, explica o curador e também fotógrafo Fernando Azevedo.

 

 

 

Segundo Azevedo, o nu que permeia as fotos é o figurino do artista. “Com seus fundos negros indeterminados, a nudez também recusa referências de tempo e espaço”.

 

As fotos revelam situações bem contemporâneas, como a falta de comunicação entre os casais e os olhares que não se cruzam. Para o artista, no entanto, a proposta vai mais além.

 

 

 

“Não quero falar só da relação entre homem e mulher, mas da questão binária do pensamento. Na mente, existe um modelo binário. Você só consegue pensar em algumas coisas se imaginar o oposto”, enfatiza Kossoy, que há décadas vem se dedicando a investigar os limites da linguagem fotográfica, valendo-se de conceitos das artes visuais, da literatura e da psicanálise.

A exposição Only You estreou em 2014 no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, onde alcançou grande sucesso. Depois de breve passagem pelo Palácio dos Correios em Niterói, de 22 de janeiro ao último dia 5, chega agora ao Rio, onde pode ser vista de terça-feira a domingo, das 12h às 19h, com entrada franca, até 8 de maio.

O Centro Cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20, no centro do Rio.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.