segunda-feira, 2 de Maio de 2016 13:19h Agência Brasil

Comemoração de 120 anos do Teatro Amazonas começa com festival de ópera

Patrimônio cultural e motivo de orgulho para os amazonenses, o Teatro Amazonas completa 120 anos em 2016

Esse templo das artes foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896 na chamada Era Dourada, a Belle Époque. Para comemorar o aniversário do cartão postal de Manaus, a Secretaria Estadual de Cultura (SEC) anunciou uma vasta programação cultural que vai até março de 2017 e ainda lançou a campanha “Teatro Amazonas 120 anos: declare seu amor pelo Teatro”.

A partir desta semana, a visitação ao monumento será gratuita às terças-feiras para turistas. Os amazonenses já têm entrada liberada de segunda a sábado, das 9h às 17h. O primeiro grande evento é o XIX Festival Amazonas de Ópera, que será realizado entre hoje (1º) e 30 de maio.

“É a oportunidade importante de todos nós amazonenses ou não amazonenses, todos aqueles que trabalham e moram no Amazonas, aqueles que nos visitam ou já nos visitaram declararem seu amor pelo Teatro Amazonas. Pretendemos fazer no nosso portal uma grande história de todas as pessoas que já estiveram aqui”, adiantouu o secretário estadual de Cultura Robério Braga.

 

 

 

 

A campanha convida a população a publicar momentos marcantes dentro do Teatro Amazonas. Fotos, vídeos, frases e histórias poderão ser enviados para o site da secretaria. O material ficará disponível no site do próprio órgão.

Quem tem muita história e amor pelo Teatro Amazonas é a jornalista Amelinha Loureiro, que, desde os cinco anos, frequenta o local. “Já cresci escutando muito sobre o teatro. Quando pequena,  me apresentava no teatro, brincava muito lá. Em cima, ele era totalmente diferente, porque, antes da restauração, era cheio de folhas, era regionalizado”, informou.

Segundo a jornalista, a paixão pelo monumento vem da família. “O teatro era a meninas dos olhos do meu pai. Embora ele não tenha conhecido o pai, ele também cresceu ouvindo contar histórias que o meu avô havia participado da construção do teatro”.

 

 

 

 

Para quem não conhece bem o Teatro Amazonas como Amelinha, a programação de aniversário vai proporcionar essa oportunidade com muita música, ópera, teatro, artes visuais e literatura. As atrações serão regionais, nacionais e internacionais.

“O teatro iniciou sua programação em 1896 com ópera. Então, nós também estamos abrindo a programação dos 120 anos com ópera. Vamos ter essa diversificação: uma programação dentro do teatro e uma para fora do teatro”, afirmou o secretário Robério Braga.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.