terça-feira, 22 de Março de 2016 11:42h Atualizado em 22 de Março de 2016 às 11:47h. Prefeitura de Divinópolis

Cultura define data da Missa Conga 2016

A Secretaria Municipal de Cultura definiu a data da Missa Conga edição 2016. O evento tradicional promovido pela Prefeitura de Divinópolis é realizado desde 1977 e está agendado para 22 de maio na Praça do Santuário

O evento religioso inicia, oficialmente, as festividades do Reinado; patrimônio imaterial de Divinópolis. Realizada há 39 anos, a missa é celebrada por frei Leonardo Lucas Pereira - um dos maiores incentivadores do Reinado. A leitura da Lei Imperial é realizada pela princesa, acompanhada pela guarda e por escravos em correntes. Em seguida, estas são removidas, e o Canto da Libertação é entoado pelo Terno de Moçambique.

Além da Missa Conga, no dia 22 de maio será realizado o Café de São Benedito. Tradicionalmente, após a celebração, a Prefeitura de Divinópolis serve um café para os reinadeiros participantes.  São quitandas típicas da época oferecidas para todos os reinadeiros, além de centenas de litros de café e leite.

 

 

Festividades

A Missa Conga abre oficialmente o calendário de festas populares na cidade. Alguns bairros já têm datas definidas para comemorem o Reinado. O Campina Verde, por exemplo, será de 17 a 19 de junho e a comunidade de Branquinhos prevista para 09 de julho. No Porto Velho está agendado para 08 de agosto. A Secretaria Municipal de Cultura finaliza o calendário de eventos para ser divulgado até abril com quase 25 festas de reinado em vários bairros e comunidades rurais de Divinópolis.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.