segunda-feira, 16 de Maio de 2016 13:20h Secretária de Cultura de Minas Gerias

Espaço do Conhecimento oferece programação especial na próxima semana

Entre 16 e 22 de maio o Espaço do Conhecimento UFMG participa de dois grandes eventos: a 14ª Semana Nacional de Museus e a IV Semana de Saúde Mental e Inclusão Social, oferecendo uma programação diversificada para o público

No total, serão quatro rodas de conversa, um café controverso, três exposições na Fachada Digital, quatro oficinas e um Minicurso Fulldome - mídia audiovisual imersiva, muito utilizada em planetários. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.

Eventos

A 14ª Semana Nacional de Museus é promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e propõe, este ano, o tema “Museus e paisagens culturais”. Em consonância com as reflexões provocadas pelo tema, o Espaço do Conhecimento elaborou uma programação ampla que perpassa temas como grafitti e pixo, danças urbanas, ocupação de espaços públicos, direito à cidade e a alimentação saudável, patrimônio material e imaterial e produção audiovisual.

 

 

 

 

Coordenada pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFMG, a IV Semana de Saúde Mental e Inclusão Social mobiliza vários setores da universidade em torno da temática da saúde mental com o foco na reforma psiquiátrica e no SUS. A Semana tem também como objetivo celebrar e divulgar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o “18 de Maio” – mobilizando movimentos sociais, coletivos antimanicomiais e a rede pública de atenção em saúde mental. Busca-se fomentar a criação de espaços e meios de compartilhamento e reflexão, promovendo o intercâmbio de informações entre os sujeitos envolvidos acerca dessa política, incentivando o diálogo entre instituições, estudiosos e pesquisadores que se dedicam à saúde mental.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes por meio da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e está subordinado à DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.