quarta-feira, 20 de Abril de 2016 13:31h Secretária de Cultura de Minas Gerias

Espaço do Conhecimento UFMG tem programação durante todo o feriado de Tiradentes

Na quinta-feira, museu funciona até 21h com exposições, jogos, sessões de planetário e observação do céu no terraço astronômico

Neste feriado de Tiradentes, o Espaço do Conhecimento UFMG estará aberto ao público de quinta a domingo. Além da exposição permanente “Demasiado Humano”, o museu realizará sessões de planetário, encontros dos Jogos do Conhecimento e visitas ao terraço astronômico. Confira a programação.

Exposição Demasiado Humano

É a principal exposição do museu, ocupando o terceiro, quarto e quinto andares do edifício. O conceito da montagem é a busca do conhecimento e a compreensão do universo. A exposição está dividida em três momentos: “O Aleph”, “Origens” e “Vertentes”. A montagem utiliza diversos recursos audiovisuais e interativos, possibilitando ao público uma experiência visual, tátil, sensorial.

Exposição Escala

A exposição reúne uma série de imagens que apresentam a relação de escala entre macro e micro objetos, através de várias possibilidades de representações com fotografias, ilustrações, imagens extraídas de telescópios, microscópios, sensores etc. A mostra está em toda a escadaria interna do edifício.

Sessões de planetário

No planetário do Espaço do Conhecimento UFMG o público tem uma visão de 180º por 360º em um domo de 9 metros de diâmetro. O ambiente se transforma em cinema imersivo, com sensação de profundidade e total envolvimento. Instalado no quinto andar, com cadeiras reclináveis e sala climatizada, o planetário tem capacidade para 65 pessoas e funciona em sessões regulares, ao longo de todo o dia.

A entrada no planetário custo R$ 6 a inteira e R$ 3 a meia. Estudantes do sistema público, professores licenciados e associados ao International Council of Museums não pagam. As sessões não são recomendadas para crianças menores de 4 anos

Jogos do Conhecimento

Jogos do Conhecimento são ações educativas em jogos de tabuleiro, ligadas ao Grupo de estudo em Jogos, UFMGames. O objetivo é aproximar o público de jogos que fazem parte de diferentes tradições culturais, proporcionando múltiplas experiências e instigando a curiosidade de crianças, jovens e adultos.

Todas as quintas-feiras, a partir das 17 horas, sessões de jogos abertas ao público. A participação está condicionada à lotação do espaço que, atualmente, comporta 25 pessoas.

Terraço astronômico

O terraço astronômico fica no quinto andar do Espaço do Conhecimento UFMG e possui um telescópio e teto retrátil, que permite a observação do céu noturno. Todas as visitas acontecem às quintas-feiras e são guiadas e orientadas pela equipe de astronomia do Espaço. O acesso é totalmente gratuito, basta apenas retirar senha na recepção do museu. São 120 senhas disponíveis por dia, distribuídas a partir das 17h30.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes por meio da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e está subordinado à DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.