terça-feira, 11 de Outubro de 2016 12:40h SEC

Exposição da FAOP celebra cem anos do legado do escritor Murilo Rubião

Em comemoração ao centenário de nascimento de Murilo Rubião, a Fundação de Arte de Ouro preto | FAOP e a Secretaria de Estado de Cultura apresentam, entre os dias 11 de outubro e 11 de novembro, a exposição Os Dragões e Outros Contos homenageando a carreira do escritor mineiro. Gratuitamente, o público pode conhecer mais de perto a vida e a obra de Rubião, um dos precursores do gênero Realismo Fantástico no Brasil e fundador do Jornal Suplemento Literário. Inaugurado há cinquenta anos, o Jornal é distribuído gratuitamente pelo Estado e apresenta textos diversos voltados à literatura, artes plásticas, cinema, música e teatro.

A exposição narra a história do escritor e pontua fatos marcantes de sua atuação, tanto na literatura quanto no campo cultural do Governo de Minas. Ao longo do caminho, retratos, fotografias, contos, obras de arte e relatos convidam o público à um mergulho no percurso do autor.

Também estarão expostas pinturas produzidas pelo artista Nello Nuno na década de 1960, inspiradas nos contos de Murilo. Baseados em suas experiências pessoais e profissionais na política e no setor público, esses contos destacam-se no movimento literário denominado Realismo Fantástico,que desenvolve narrativas críticas e unem fatos do cotidiano à detalhes sobrenaturais e espetaculares, formando elementos diferenciais que prendem a atenção e instigam a imaginação dos leitores. Dois de seus clássicos são "O Ex-Mágico da Taberna Minhota", lançado em 1947, e "O pirotécnico Zacarias", de 1974.

Em carta colaborativa ao acervo da exposição, Rui Mourão, escritor e amigo pessoal de Murilo Rubião, conta que sua admiração pelo homenageado não se restringe ao lado profissional, e acrescenta: “a integridade do homem com quem convivi sempre me fez pensar que no caso dele o êxito conseguido no plano da criação artística se relacionava com suas virtudes morais. Sendo um homem que não transigia com nada, exigindo de si em tudo máxima correção, no seu labor literário só podia aceitar o máximo rigor de realização”.

A exposição Os Dragões e Outros Contos fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Galeria de Arte Nello Nuno, localizada na Rua Getúlio Vargas, 185, Rosário | Ouro Preto, MG. A mostra é uma parceria da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP com a Superintendência de Bibliotecas Públicas e o Suplemento Literário, incentivada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio da Gerdau e curadoria de João Barile, Lucas Guimaraens, Luiza Magalhães e Nathália Costa.

Serviço

 

Exposição: Dragões e Outros Contos | Murilo Rubião

Data: 11 de outubro a 11 de novembro de 2016

Local: Galeria de Arte Nello Nuno | Rua Getúlio Vargas, 185, Rosário, Ouro Preto, MG.

Visitação: Segunda a sexta-feira, de 12h às 18h. Entrada franca

Curadoria: João Barile, Lucas Guimaraens, Luiza Magalhães e Nathália Costa

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.