terça-feira, 23 de Fevereiro de 2016 14:10h Atualizado em 23 de Fevereiro de 2016 às 14:13h. Secretária de Cultura de Minas Gerias

Fundação Clóvis Salgado divulga artistas selecionados pelo edital de Ocupação de Artes Visuais e Fotografia

Ainda no primeiro semestre de 2016, o público conhecerá os trabalhos dos cinco artistas contemplados no edital de Ocupação de Artes Visuais e de Fotografia da Fundação Clóvis Salgado

Os vencedores foram Bete Esteves (RJ), Marcelo Armani (RS) e Ricardo Homen (MG) que ocuparão, respectivamente, a Galeria Genesco Murta, o Espaço Maris’tella Tristão e a Galeria Arlinda Corrêa Lima. Pela primeira vez, a Casa da Fotografia de Minas Gerais receberá dois projetos individuais selecionados por meio de edital específico. Foram contemplados os fotógrafos Luiza Baldan (RJ) e Nelton Pellenz (RS).

Cada artista receberá R$4.000,00 para a montagem de uma exposição individual, além de transporte de obras e divulgação do trabalho pela Fundação Clóvis Salgado. A Instituição também garantirá o programa educativo e a publicação de um catálogo. As datas de abertura e visitação das exposições serão divulgadas posteriormente.

As propostas foram selecionadas em um universo de mais de 230 inscritos, por uma banca composta pela artista Claudia Renault, pelo professor e diretor do Centro Cultural da UFMG, Rodrigo Vivas, e pela galerista Flávia Albuquerque. O julgamento da comissão se baseou nos critérios de qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação aos espaços físicos pretendidos.

A relação dos vencedores foi publicada nesta terça-feira, 23 de fevereiro, no Diário Oficial do estado.

 

 

 

Diversidade de técnicas – A Galeria Arlinda Corrêa Lima será ocupada com a exposição Entre o Desenho e a Pintura, de Ricardo Homen. O trabalho do mineiro utiliza tinta a óleo e grafite sobre papel para explorar diferentes diálogos com a pintura e o desenho.

Os trabalhos de Bete Esteves com o título Sobre A... Das Coisas ficarão em exposição na Galeria Genesco Murta. Trata-se de instalações que retratam uma pesquisa contínua e organizada sobre objetos e lugares não codificados pelo olhar humano.

TRANS(OBRE)POR, do artista gaúcho Marcelo Armani será exposta no Espaço Mari’Stella Tristão. A exposição de Armani é baseada em uma instalação sonora com elementos híbridos, passando pela fotografia e pelo desenho.

Em Abertura para o incerto, Nelton Pellenz une fotografia e instalações em vídeo para criar narrativas entre a realidade e ficção e encontrar a poética das situações corriqueiras. Já Entre Lugares, série fotográfica de Luiza Baldan, é resultado de uma pesquisa realizada por Luiza sobre espaços habitados e transitórios e a ausência da figura humana. Esses trabalhos ficarão expostos na CâmeraSete.

 

 

 

Edital de Ocupação – O Edital de Ocupação das Galerias da Fundação Clóvis Salgado tem a proposta de estimular a nova produção nas artes visuais em âmbito nacional. De acordo com a gerente de Artes Visuais da FCS, Uiara Azevedo, a nona edição do edital “busca propostas que instiguem o público a indagações, ações e possibilidades reflexivas. Contemplar a fotografia com uma seleção exclusiva foi uma forma de atendermos, por meio deste edital, a uma demanda dos profissionais da área”, destaca.

Já foram selecionados pelo Edital artistas como Marco Paulo Rolla, Andrea Lanna, Sylvia Amélia, Aretuza Moura, Fernanda Goulart, Inês Linke, Rodrigo Zeferino, Adriano Gomide, Mônica Sartori, Pedro David, Daniel Senise, Laerte Ramos, Raquel Schembri, Dimas Guedes, o Coletivo Piolho Nababo, Nydia Negromonte, André Griffo e Adriana Maciel.

 

 

SERVIÇO

Infomações para o público: (31) 3236-7400

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.