terça-feira, 16 de Fevereiro de 2016 12:31h Agência Minas

Fundação de Arte de Ouro Preto ensina arte às crianças

Fundação de Arte de Ouro Preto ensina arte às crianças

Atenção! Notas musicais soam no silêncio, ritmo e melodia entram em cena, tintas colorem as telas e revelam imagens, histórias ganham roteiros cinematográficos, jogos e brincadeiras despertam sentidos estéticos e poéticos e se tornam astros no conhecimento nas aulas voltadas às crianças na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).

O Ciclo Rotativo, no Núcleo de arte da Faop, direcionado às crianças entre 7 e 11 anos possui na grade curricular quatro conteúdos para os pequenos grandes artistas: “Criando Histórias”, “Fazendo Música”, “Desenho + Pintura + Cinema” e “Perguntas e Respostas”. O curso é semestral, com vagas limitadas, e está com inscrições abertas até o dia 19 de fevereiro. As aulas acontecem em 6 horas semanais, com 162 horas aulas no total, sempre às segundas e quartas-feiras, no turno da manhã, na Fundação, em Ouro Preto.

 

 

De modo lúdico e criativo o ciclo “Criando Histórias” trabalha no desenvolvimento do ato de criar e interpretar histórias, preservando e transmitindo valores culturais e estimulando o desenvolvimento infantil no conhecimento do mundo ao redor.

Já o ciclo "Fazendo Música" estimula o desenvolvimento da leitura de notas e partituras, com noções rítmicas e melódicas, através da invenção, improvisação, imitação e memorização musical.

 

 

Nas aulas de "Desenho + Pintura + Cinema" os futuros aspirantes a artistas conhecem a relação entre artes plásticas e produção cinematográfica. Histórias, atores e atrizes são a base da criatividade em aula que vai culminar, ao final do semestre, na realização de filmes curtos totalmente elaborado e feito pelos alunos, desde o cenário, com o manuseio de objetos, pinturas, desenhos e colagens, até a trilha sonora, realizada em conjunto com o ciclo "Fazendo Música".

Jogos e brincadeiras trazem valores morais, sociais, culturais durante as aulas do ciclo "Perguntas e Respostas", buscando o desenvolvimento do nível cognitivo, motor e sensorial dos alunos e de suas relações com o espaço, a memória e a identidade, considerando a relevância das experiências quotidianas e do patrimônio imaterial cultural de Minas Gerais e do Brasil.

 

 

De acordo com a professora e coordenadora do Núcleo de Arte da FAOP, Rachel Falcão, os quatro cursos do Ciclo Rotativo, que possuem aulas integradas entre cada um dos ciclos, visam uma base formativa para as crianças, estimulando a criatividade e o desenvolvimento sensível e integral do ser.

“Temos cuidado com o ensino de arte às crianças, pois o contato com o universo artístico muda o modo das crianças se relacionarem com o mundo ao redor pela sensibilização que a experimentação em artes proporciona. Priorizamos a formação artística porque é um espaço desenvolve a criatividade e a sensibilização com relação aos colegas, à família, à escola, ao país onde ela mora, à comunidade”, ilustra a coordenadora.

A mãe da pequena Cecília Scofield Carneiro, hoje 9 anos, Tenesca de Quintal Scofield, conta que o Ciclo Rotativo da FAOP trouxe um grande impulso na formação de sua filha. "Minha filha iniciou os estudos em artes aos 7 anos na Fundação de Arte de Ouro Preto e seguiu até os 8 anos, tendo iniciado em 2014. Eu posso dizer que é a melhor coisa que há para uma criança fazer em Ouro Preto, ela ia e passava o dia envolvida com teatro, leitura, música, cinema e voltava para casa mais ativa e desinibida. O curso ajudou visivelmente na criatividade e sociabilização da Cecília", expressa a mãe.

Anualmente os trabalhos desenvolvidos pelos alunos são reunidos em uma exposição de artes plásticas, audiovisual e música. Em 2016, a exposição irá reunir as turmas do primeiro e do segundo semestre em uma única exposição, com apresentação do filme desenvolvido pelos alunos, com trilha sonora tocada ao vivo, além de um recital de música. As atividades são abertas a todos os interessados, garantindo o acesso à formação em arte.

 

 

Inscrições

O programa, que reúne conhecimentos acerca da natureza da arte, suas relações com a sociedade e o exercício e desenvolvimento das linguagens artísticas, não necessita de pré-requisitos para ingresso.

Para se inscrever, os responsáveis pelos alunos devem apresentar cópia do RG, cópia do CPF e cópia do comprovante de residência. O valor da mensalidade é de R$ 50.

Os interessados em bolsas de estudos podem fazer a solicitação para todos os cursos do Núcelo de Arte da FAOP desde comprovem a necessidade. Basta que os tutores dos alunos preencham o questionário socioeconômico disponível na secretaria e anexe o comprovante de renda familiar.

As aulas têm início no dia 29 de fevereiro e as matrículas acontecem até 19 de fevereiro, de segunda a sexta, entre 8h às 21h, no Núcleo de Arte, localizado na Praça Antônio Dias, 80, bairro Antônio Dias, Ouro Preto | MG.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.