sexta-feira, 8 de Abril de 2016 12:34h Secretária de Cultura de Minas Gerias

Gastronomia é cultura: dois grandes festivais que valorizam a culinária mineira começam neste mês na capital

Em abril Belo Horizonte – e outras cidades do Estado – os bares entram em competição harmoniosa trazendo à mesa combinações dos ingredientes típicos ao paladar dos cidadãos em pratos que enchem os olhos e agradam a boca do freguês

Os Festivais Botecar e Comida Di Buteco incrementam ainda mais um dos entretenimentos favoritos do bom mineiro: sentar, beber, comer e prosear numa mesa de bar. 

Comida di Buteco valoriza gastronomia mineira nos bares da capital

De 15 de abril a 15 de maio, o concurso Comida di Buteco abre a temporada de eleições! São 500 butecos de Norte a Sul do país concorrendo, numa edição onde o tema para a criação do tira-gosto é livre. E a partir de agora, os 20 campeões concorrerão ao título de MELHOR BUTECO DO PAIS.

 

 

 

O concurso foi criado em 2000, com a missão de TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA. Pioneiro nesse segmento, ano passado conquistou finalmente todas as cinco regiões do Brasil. Foi quando chegou ao Sul do país e fincou bandeira na última região onde ainda não era realizado. Assim, desde então ele pode ser, legitimamente, chamado de nacional!

Visite, vote, eleja!! Simples e direta é a mensagem que irá convocar butequeiros do país inteiro para a missão de eleger o melhor buteco de sua cidade. E essa missão, agora ganha um peso muito maior.

 

 

 

A grande novidade

Após 17 anos de concurso, O Comida di Buteco elegerá, a partir desta edição, O MELHORBUTECO DO BRASIL! No período do concurso, público e jurados das cidades visitarão e darão suas notas, premiando o melhor da cidade. Finalizadas todas as premiações, um comitê de jurados conhecerá, no mês de junho, os vencedores de cada uma das 20 cidades, dará suas notas e elegerá o melhor do país. Assim, o voto de cada um passa a ter uma importância ainda maior, visto que o melhor da cidade vai concorrer ao título de melhor buteco do Brasil!

 

 

 

Daí o tema livre, para que cada participante possa demonstrar toda sua excelência!

Trata-se de um grande momento na história do Comida di Buteco e um passo importante na sua consolidação como Concurso Nacional. Um passo que reflete em todo o segmento,  reiterando a relevância desse perfil de estabelecimento para a cultura e gastronomia brasileiras: o buteco com “U”, sempre conduzido pelos donos e suas famílias, valorizando a comida caseira mesmo na alimentação fora do lar.

Todas as culturas têm seus ícones que expressam alguns dos valores das suas respectivas sociedades: o bistrô na França, o pub na Inglaterra, as cantinas na Itália, os izakayas no Japão e os bodegones na Argentina, apenas para citar os mais conhecidos. Obuteco é um ícone da cultura brasileira, por ser o cenário de integração das semelhanças e diferenças culinárias, sociais e artísticas, tendo valores muito relevantes ao brasileiro no seu DNA: a democracia, a miscigenação, a alegria, a proximidade. A eleição do MelhorButeco do Brasil tem o ineditismo mundial de eleger um símbolo cultural cotidiano de um país da forma mais abrangente possível: o voto.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.