sábado, 12 de Março de 2016 08:27h Atualizado em 12 de Março de 2016 às 08:27h. Secretária de Cultura de Minas Gerias

Governo de Minas Gerais apoia evento cultural voltado para a terceira idade

Ação de responsabilidade social conta com incentivo por meio da Codemig, promovendo o bem-estar de cidadãos mineiros

Promover o bem-estar, a autoestima, o convívio social e a qualidade de vida de cidadãos mineiros. Essa é a proposta do projeto “Venha, Vamos Dançar”, que tem o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). A iniciativa visa realizar bailes de dança de salão voltados prioritariamente para o público da terceira idade. Nesta sexta-feira, 11/03, a próxima edição do evento será realizada em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), beneficiando 90 pessoas da melhor idade atendidas pela instituição.

 

 

 

Os participantes são moradores dos bairros Barreiro de Baixo e Vista Alegre, em Belo Horizonte, e poderão participar gratuitamente da ação cultural, conduzidos em ônibus fretado pela Codemig especialmente para a ocasião. Às 17h de sexta-feira, antecedendo o baile, haverá uma visitação guiada ao MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, que abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia e integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Na visita, os participantes poderão perceber o papel do metal na vida humana, conhecendo sua diversidade, suas características, seus processos produtivos e sua inserção no imaginário coletivo.

Em seguida, às 18h, o público participará do “Venha, Vamos Dançar”, no próprio MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. O evento terá música ao vivo e dançarinos contratados. Com atividades recreativas, a ação busca prevenir o isolamento e a imobilização, que podem ocorrer no processo de envelhecimento. Além disso, pretende melhorar a memória e a concentração, bem como proporcionar momentos de lazer, alegria e descontração.

 

 

 

O projeto realizou outras cinco edições do baile entre os meses de setembro de 2015 e fevereiro deste ano. Além de Belo Horizonte, também receberam o evento as cidades de Araxá e Poços de Caldas. O evento desta semana conclui o ciclo de ações apoiado pela Codemig no “Venha, Vamos Dançar”. Para a Empresa, trata-se de uma oportunidade para estimular a atividade física, recreativa e cultural da terceira idade.

O envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida fazem parte da realidade brasileira. Segundo o IBGE, nos próximos 20 anos, a população acima de 60 anos de idade tende a ultrapassar o triplo atual, passando de 11,34% para 39,2% da população.

 

 

 

Codemig e responsabilidade social

Empresa pública controlada pelo Estado, a Codemig investe em múltiplos segmentos, como mineração, pesquisa de óleo e gás natural, hotelaria, parques e balneários, distritos industriais e centros de feiras e exposições, os Expominas. Essa diversidade de atuação reforça a missão da Empresa e a projeta como referência em desenvolvimento regional. Em consonância com as diretrizes do Governo estadual, a empresa pauta suas ações de maneira arrojada e moderna, pautada em três grandes eixos estratégicos: Indústria de Mineração, Energia e Infraestrutura; Indústria de Alta Tecnologia; e Indústria Criativa.

O aumento da eficiência empresarial confere à Codemig competência para atuar em programas voltados a proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população mineira, por meio de ações indutoras de desenvolvimento e do bem-estar social. A Empresa se integra de forma consciente e madura à política de valorização do cidadão praticada pelo Governo de Minas Gerais. As variadas frentes de ação da Codemig evidenciam seu compromisso com o desenvolvimento econômico de Minas Gerais e o bem-estar dos mineiros.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.