sábado, 5 de Março de 2016 10:07h Atualizado em 5 de Março de 2016 às 10:07h. Secretária de Cultura de Minas Gerias

Grupo Êxtase de Dança apresenta “E se?” em Mariana, Ouro Preto e Belo Horizonte

E se? você pudesse voltar no tempo? E se? você tivesse tomado outra decisão? E se? tudo acontecer de uma maneira imprevista?

Baseando-se nas relações humanas e nas questões que delas surgem, o Grupo Êxtase de Dança traz ao público o seu novo trabalho: “E se?”. Para criação deste espetáculo, o Êxtase partiu da premissa que somos imperfeitos e nos deparamos diariamente com momentos de dúvidas que nos levam a tomar decisões. Dúvida existente antes e depois da escolha, pois qualquer das opções traz o receio, logo traz também o questionamento sobre ‘“E se?” eu tivesse escolhido a outra opção’.

 

 

“E se?” é um desafio para o Êxtase, pois os bailarinos são também intérpretes- criadores e atuaram efetivamente em todas as etapas do processo, desde a coreografia e o figurino até questões práticas de produção, como compra de materiais, seleção dos espaços das apresentações, entre outros.

O grupo já apresentou o espetáculo em diversas cidades e chega à Mariana e a Ouro Preto. Dia 05 de março, sábado, às 16h, no Adro da Igreja de São Francisco, em Ouro Preto, e às 20h30, na Praça Gomes Freire, em Mariana. No dia 06, domingo, o grupo volta a se apresentar em Ouro Preto, na Praça Tiradentes, às 20h. No dia 8 de março, terça-feira o Êxtase se apresenta em Belo Horizonte, na Praça Sete, às 11h e às 15h30.

 

 

A relação interpessoal está presente na coreografia de várias maneiras e é ligada às experiências pessoais dos próprios bailarinos, que desenvolveram movimentações a partir das questões sugeridas pelo tema e suas vivências. Esta analogia também está nos figurinos, que foram detalhadamente criados e desenhados pelos próprios bailarinos.

 

Durante o processo de montagem, o Grupo participou de diversos laboratórios em que os integrantes puderam aprimorar seu potencial criativo. Fernando Martins, que assinou os dois últimos trabalhos do Grupo Êxtase, “Entre Acasos”, ao lado de Mário Nascimento e Paulo Chamone, e “For Sale”, solidificou sua relação com o grupo, e neste novo trabalho atua como diretor coreográfico.

Fernando conta que os bailarinos tinham muitas dúvidas na construção do espetáculo, tanto em termos de dramaturgia, quanto no processo de criação de movimentos relacionados ao tema.  Para ele “o desafio maior foi fazê-los enxergar a complexidade da criação de um espetáculo de dança contemporânea por completo”. Com relação ao tema escolhido, Fernando destaca: “este tema é muito importante, pois questiona formas e conceitos pré definidos. É uma discussão sobre a sociedade que vive em um modo cartografado e mecanizado”.

 

 

Para a criação dos figurinos, o Êxtase recebeu a figurinista Carolina Sudati, que desenvolveu laboratórios com diversos exercícios para estimular a percepção dos intérpretes-criadores. O figurino de “E se?” promove uma ambientação que remete a um universo e caracterização próprios. Para isso, optou-se por usar texturas e prolongamentos que transformam os corpos em cena em seres fantasiosos, desproporcionais e fora do comum.

Para Carolina Sudati, o resultado correspondeu as suas expectativas. Ela conta: “os nossos encontros foram produtivos porque eles abraçaram muito a forma de criar. Eles se saíram bem, criaram coisas interessantes porque realmente colocaram ali muitas ideias, se entregaram e desenvolveram uma potência criativa”.  

 

 

A trilha sonora é resultado de pesquisa musical feita pelo Grupo Êxtase e Fernando Martins, que também fez a produção musical a partir das músicas de Ramiro Musotto, Loihditttu, Etwas e Urban Abstract.

Atualmente o Grupo Êxtase é formado pelos bailarinos Lidiane Jacinto, Cleison Lana, Wellington Júlio, Rafael Tiko, Paloma Atanes, João Paulo Petronílio, Rayane Oliveira, Beatriz Lima e Jussara Braga.

 

 

O Grupo Êxtase de Dança conta com o incentivo da Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Governo de Minas Gerais e o patrocínio da Metalsider e Dimfer. Promoção em Mariana: Prefeitura Municipal – Secretaria de Cultura e Turismo. Em Ouro Preto: Prefeitura Municipal – Secretaria de Cultura e Patrimônio. Em Belo Horizonte: Jornal O Tempo. Realização do Instituto ASAS e Núcleo de Arte e Dança.

 

SERVIÇO

Evento: Grupo Êxtase de Dança apresenta “E se?”

Agenda: Dia 05 de março, sábado, às 16h, no Adro da Igreja de São Francisco, em Ouro Preto, e às 20h30, na Praça Gomes Freire, em Mariana.

No dia 06, domingo, o grupo volta a se apresentar em Ouro Preto, na Praça Tiradentes, às 20h.

No dia 8 de março, terça-feira o Êxtase se apresenta em Belo Horizonte, na Praça Sete, às 11h e às 15h30.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.