Inscrições para a Semana de Artes da UEMG em Divinópolis começam hoje.

 

             Por Beatriz Flores

 

            Será realizada, entre os dias 04 a 08 de maio de 2020, a 5º Semana de Artes da UEMG – Divinópolis. O evento será organizado pelo Movimento Estudantil Unificado UEMG Divinópolis (MEU). O tema abordado desse ano é “Arte, diversidade e transformação: das telas aos muros”.

            As inscrições para as ofertas de oficinas, exposição de obras e propostas de apresentações começam hoje, quinta-feira (12), e vão até o dia 12 de abril. A Semana de Artes não está restrita somente ao público da UEMG, também está aberta a todos os artistas da região que tenham interesse em participar. Existem dois editais para realizar as inscrições. O primeiro é para obras e/ou apresentações artísticas que está disponibilizado no site: encurtador.com.br/hHT35. O segundo edital é para as inscrições de propostas de oficinas, que está disponível no site: encurtador.com.br/ikzWX.

 

 

Em entrevista ao Portal G37, Mariane Amélia Guimarães, presidente de Cultura do Diretório Acadêmico e estudante do 5º período de licenciatura em História, relatou que o objetivo do evento é criar um espaço de ocupação, valorização e troca de experiências entre os artistas da instituição e da comunidade em geral, promovendo maior desenvolvimento cultural. Contou que o Movimento Estudantil acredita que a academia não é só dentro da sala de aula, que cada parte do campus é um espaço de aprendizado e crescimento e que é, dessa forma, precisam transformar esse local em um ambiente de convivência mais tranquilo e aconchegante. Além disso, desejam que essa edição venha ampliar a Universidade para a comunidade, tirando o estigma de que universidade pertence apenas a quem estuda ou trabalha nela.

Segundo Mariane, a Semana de Artes sempre foi um momento de valorização da produção artística local, onde as pessoas trocam experiências e possuem um espaço de integração. Falou, ainda, que ver esse movimento dentro de um ambiente acadêmico os motiva sempre a manter esse cenário, buscando superá-lo ano após ano. Por fim, diz que “essa edição, em especial, procura dar destaque às diversas expressões artísticas existentes, bem como a capacidade que as artes possuem de transformar espaços, corpos e seres.”

 

 

 

 

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.