quarta-feira, 30 de Março de 2016 12:54h Agência Minas

Instrumentistas e cantores podem se inscrever no Jovem Músico BDMG

Série de recitais seleciona músicos com até 25 anos de idade para se apresentarem na Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes

Desde 2000, o programa Jovem Músico BDMG é palco para músicos mineiros ou residentes no estado apresentarem o seu potencial. Muitos participantes realizam pela primeira vez um recital, reforçando o caráter de apoio e incentivo da série à nova geração do cenário erudito no país.

Realizado pelo BDMG Cultural, o programa está com inscrições abertas para a temporada 2016. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 29 de abril. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da instituição, www.bdmgcultural.mg.gov.br.

 

 

 

Os músicos inscritos, solistas ou em formação de no máximo cinco integrantes, se apresentam para uma comissão julgadora, composta por maestros, músicos e professores. São selecionados até 28 participantes, que se dividem em seis recitais, de junho a novembro deste ano, na Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes.

O programa de cada concerto é elaborado com o propósito de diversificar ao máximo, para que a plateia tenha contato com diferentes instrumentos em uma mesma noite, incentivando também a formação de público.

 

 

 

Além da estrutura do recital, o BDMG Cultural produz todo o material de divulgação, além de fotos e gravação dos recitais, que posteriormente podem ser utilizados pelos músicos participantes. Instrumentistas e cantores que residam em cidades distantes até 100 quilômetros de Belo Horizonte ou mais, recebem uma ajuda de custo para despesas de viagem.

A pianista e professora da Escola de Música da Universidade de Minas Gerais (Uemg), Míriam Bastos, participou da comissão julgadora da última edição do Jovem Músico BDMG. Ela ressaltou a democratização e o incentivo aos novos talentos da música erudita por meio desta iniciativa.

 

 

 

“Podemos ver neste programa jovens vindos de outras cidades, cheios de expectativas e ansiosos para se apresentarem em um espaço tão importante como a Sala Juvenal Dias. É no palco que o aluno aprende, é junto do público que o músico pode dialogar, fazer ouvir sua voz, sua mensagem, e sair do âmbito da sala de aula”, explica a professora.

Muitos dos músicos que participam do Jovem Músico BDMG vivenciam hoje novos momentos de suas carreiras. Alguns, inclusive, estão foram do país para aperfeiçoar seus conhecimentos ou integrar orquestras. “Como professora da Uemg, posso comprovar que vários alunos que passaram por este processo estão hoje ampliando suas carreiras, estudando no exterior. Eles carregam este momento inicial de suas trajetórias como muito carinho”, afirmou Míriam Bastos.

 

 

Para mais informações sobre o edital, basta acessar o site do BDMG Cultural, www.bdmgcultural.mg.gov.br. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelos telefones (31) 3219-8486 / 3219-8691.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.