segunda-feira, 4 de Abril de 2016 12:38h Agência Minas

Inventário das Folias de Minas entra no seu quarto mês de cadastramento

Municípios que se cadastrarem terão pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) já contabiliza 251 grupos registrados no Cadastro dos Grupos de Folias de Minas até 30 de março. Isso representa 62 municípios mineiros. Lançado no dia 6 de janeiro, data que marca o Dia de Reis, o cadastro é uma iniciativa inédita do instituto.

As cidades que aderirem de maneira colaborativa aos inventários e outras ações de proteção promovidas pelo Iepha-MG receberão uma pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural. Os grupos apresentam suas tradições que, posteriormente, serão registrados como patrimônio imaterial do Estado.

Todo município que desejar participar da pesquisa pode cadastrar suas folias, ternos e charolas na plataforma que está disponível no site do Iepha-MG até o dia 30 de abril de 2016. As informações sobre os grupos cadastrados serão sempre atualizadas pelo Instituto que procurará manter um diálogo cada vez mais próximo com todos os municípios de Minas e seus acervos culturais.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.