quinta-feira, 7 de Abril de 2016 13:11h Secretária de Cultura de Minas Gerias

Marco Antônio Pereira lança livro de causos do Vale do Jequitinhonha na capital Mineira

O livro Deixa Que Eu Conto: Histórias do Jequitinhonha é um apanhado de causos que relatam o cotidiano do povo daquela região, de autoria de Marco Antônio Pereira Botelho

O autor mergulhou nas águas da oralidade do Vale do Jequitinhonha, garimpando histórias escutadas na sua infância em rodas de samba, mesa de truco, encontro de família, república de estudante e na faculdade de onde partiu para “escrevinhar e tecer “toda manta de floreados e arremedos típicos desta região de Minas Gerais.

 

 

Detalhes

Livro relata fatos baseados em personagens vivos dentro do microuniverso interiorano, desde causos de velório, política, futebol e outros assuntos afins em que se faz presente algo muito peculiar no Vale do Jequitinhonha: a espontaneidade cativante regada a uma musicalidade forte que vem de berço literalmente cantado, quando a mãe ao ninar sua criança ou melhor, “ao suçar” sua cria, começa intuitivamente o processo de fixação do DNA Cultural do Vale.

A obra é, antes mais nada, uma tentativa de se manter oralidade preservada, de forma que a contação de histórias narrada não se perca num mundo tão efêmero desta cultura contemporânea em que o imediatismo é a moeda da moda.

A reedição da obra que foi lançada em junho de 2001, se fez necessária em virtude da tiragem ter sido esgotada. Passados 14 anos, muitos ainda não conhecem o livro, portanto, uma oportunidade para que uma nova geração de leitores do Vale ou fora dele possa conhecer um pouco da história da região.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.