quarta-feira, 20 de Janeiro de 2016 11:36h Atualizado em 20 de Janeiro de 2016 às 12:02h. Secretária de Cultura de Minas Gerias

Minas Gerais recebe turistas para a 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Secretário Angelo Oswaldo, que estará na abertura, assegura o apoio do governo do Estado ao evento, reafirmando a importância do acontecimento

A Mostra de Cinema de Tiradentes, evento de audiovisual mais tradicional de Minas Gerais e uma referência no país, chega a sua 19ª edição entre 22 e 30 de janeiro de 2016.

A diversidade da produção cinematográfica brasileira – uma trajetória rica e abrangente que ocupa espaço de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil orquestram a programação.

Consolidada como a maior plataforma de lançamento do cinema brasileiro independente, a Mostra de Cinema de Tiradentes inaugura o calendário audiovisual brasileiro apresentando ao público mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias mundiais e nacionais e, ainda, reúne todas as manifestações da arte no cenário da barroca Tiradentes.

Homenagens, oficinas, debates, seminário, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance, encontros e diálogos, atrações artísticas numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público.

Nos seus 19 anos de existência, a Mostra Tiradentes cresceu e se desenvolveu gradativamente. Apostou na inovação, apresentou uma nova geração de realizadores que têm propósitos instigantes e criativos, que fazem cinema com vontade própria, com vigor.

A pluralidade de conteúdos audiovisuais, advindos das mais diversas fontes, expressa a programação desta edição que reafirma o compromisso com o cinema brasileiro, com a sociedade que o origina, com as representatividades políticas, com as mudanças, influências e tendências do audiovisual.

 

O cinema começa em Tiradentes

Por Angelo Oswaldo, secretário de Estado de Cultura


O ano cinematográfico brasileiro começa em Tiradentes. A 19ª edição da Mostra promovida pela Universo Produção assinala essa abertura e o faz com o brilho que a caracteriza. Revigora-se o êxito do evento que, ao longo de duas décadas, só fez crescer, em termos de reconhecimento e prestígio. O mundo do cinema acorre a Tiradentes a fim de participar de todos os lances da programação, sintonizada com o que há de melhor no país.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura são parceiros da 19ª Mostra de Cinema, identificando no audiovisual uma das expressões mais ricas e generosas da economia criativa. É nesse sentido que se viabiliza um programa amplo de articulação dos segmentos indispensáveis ao sucesso de uma política pública de audiovisual no Estado.

Os primeiros passos foram tomados para que se consolide, no ano que se inaugura em Tiradentes, a sonhada plataforma de apoio ao setor, em todas as suas dimensões. Dos projetos às salas de exibição, dos polos de produção ao arquivamento do patrimônio fílmico, do acesso a tecnologias inovadoras aos festivais, como a Mostra pioneiramente lançada em 1998, o programa define a trajetória do sucesso almejado. Minas Gerais é a pátria do cinema brasileiro e reafirma essa origem ao trazê-lo a Tiradentes, onde o celebramos com a certeza do papel que nos cabe na continuidade de sua história.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.