quarta-feira, 31 de Agosto de 2016 16:01h Atualizado em 31 de Agosto de 2016 às 16:55h. Pedro Gianelli

“O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só” estreia amanhã em Itaúna

Espetáculo gaúcho terá sessões gratuitas em Itaúna, Poços de Caldas e Americana em setembro.

Um dos grupos mais premiados da cena gaúcha prepara-se para montar seu pequeno circo Brasil afora. A turnê de O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só terá apresentações e outras atividades em Itaúna chegam nesta quinta-feira, 1º, em Itaúna.  Todas as atividades são gratuitas e as sessões do solo do ator Heinz Limaverde terão tradução simultânea em libras. Após o espetáculo, haverá um debate com o público. Esse projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016.

O espetáculo traz em cena o mágico, a mulher-barbada, o palhaço, a vedete, o bufão e o vagabundo, os personagens do imaginário circense que ganham vida na pele de Heinz Limaverde. A peça lança um olhar para os pequenos circos brasileiros como importante fonte de teatralidade e resistência cultural, muito além dos meios de comunicação de massa. As referências para a montagem foram garimpadas nas tradições das velhas lonas de interior, combinadas a importantes questões da arte contemporânea como a cena em primeira pessoa, a memória como matéria de criação, a experiência de proximidade com o espectador.

O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só é encenado pela da Cia. Rústica. Criada em 2003, em Porto Alegre, a companhia articula um espaço de trabalho entre artistas plurais, desenvolvendo vários projetos, que reúnem montagem, investigação, ação pedagógica e social. A trupe já encenou várias peças e com O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só, se apresentou em vários estados brasileiros e cumpriu temporada na Capital paulista no ano passado. Em 2011, a produção venceu o Prêmio Açorianos nas categorias direção (Patrícia Fagundes) e figurino (Daniel Lion). Em 2013, participou do Festival Palco Giratório Nacional Sesc, circulando por todo país.

 

Itaúna

Em Itaúna, as sessões acontecem nos dias 02/09, às 15h (somente para escolas), 03 e 04/09, às 20h, no Teatro Silvio de Mattos (Rua Antônio Carradi, 55 - Centro), para o público em geral. Ainda este mês, o espetáculo chega a Poços de Caldas (MG) e Americana (SP).

Além das performances, a equipe também vai ministrar a oficina Conexões Urbanas, que propõe desenvolvimento de ações performativas para o espaço urbano, tecendo composições afetivas e repensando possibilidades da cena na rua. A oficina culminará com uma ação nas ruas de cada cidade. Haverá ainda um encontro com grupos locais.

 

O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura

Programa Petrobras Distribuidora de Cultura é uma parceria da Petrobras Distribuidora com o Ministério da Cultura. Nesta quarta edição, com investimento de 15 milhões de reais, o Programa contemplou 83 projetos, sendo 67 na categoria adulto e 16 na categoria infanto-juvenil, que circularão até novembro de 2016, em mais de 119 municípios localizados em 27 unidades federais. Os projetos contemplados são oriundos de todas as regiões geográficas, mais precisamente 20 estados, possibilitando dessa forma, a apresentação da ampla diversidade de culturas e linguagens cênicas para públicos de todo o país.

 

 

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.