sexta-feira, 15 de Janeiro de 2016 12:11h Secretária de Cultura de Minas Gerais

O teatro e os blocos carnavalescos pedem passagem na programação cultural deste final de semana

Além da animação dos ensaios de blocos carnavalescos da capital, no interior, eventos de música contemporânea dão destaque aos talentos mineiros

Alô povão, agora é sério. A cultura de Minas Gerais está ainda mais movimentada às vésperas do carnaval. Além da animação dos ensaios de blocos da capital, o teatro pede passagem com dois dos mais importantes festivais do Estado, a 42º Campanha de Popularização Teatro e Dança e o 10º Verão Arte Contemporânea. No interior, eventos de música contemporânea dão destaque aos talentos mineiros.

Girasom, esse é o mote do festival de Juiz de Fora que abre os microfones para que artistas e compositores locais se apresentem e possam ter um registro audiovisual de qualidade para acervo e divulgação. Idealizado por músicos para outros músicos, o Girasom realizou consulta popular para a escolha do Lineup, com a pré-seleção de 10 bandas que terão como palco a Casa D'Itália.

Nesta sexta-feira, Divinópolis recebe os ingleses da banda The Flamenco Thief no Festival One Man Band. A festa da música não poderia deixar de fora os talentos locais, como o cantor Henrique Frederico e o grupo “Chapoca e as Parafernálias”. Psycophiltros Sueños e pinturas corporais são alguns dos temas das exposições que completam a programação do festival. A iniciativa do Coletivo Pulso e do Ponto de Cultura será realizada no Hostel da cidade no centro-oeste mineiro.

A faixa musical deste final de semana em Minas conta ainda com a MPB contemporânea defendida pelo compositor carioca Cícero. Com canções evocando o clima litorâneo, o jovem cantor interpreta o disco “A Praia” na noite desta sexta no Sesc Palladium, em Belo Horizonte.

Para quem prefere se jogar na pista, uma das opções é conferir o encontro entre Alexandre Pires e Thiaguinho, neste sábado, no Expominas. O mineiro Alexandre Pires apresentará um repertório que contempla sucessos desde a época do Só Pra Contrariar até seu trabalho solo.

Há menos de um mês para o carnaval a capital se agita com os blocos de rua. Não faltará atitude para o ensaio do bloco "Me assume ou me esquece", que leverá foliões para a Savassi a partir das 12h no sábado. Um dos mais populares grupos carnavalescos da cidade, Baianas Ozadas, levará seu batuque com clássicos do axé dos anos 90 para o Largo da Saideira, famoso espaço de eventos no Bairro União, região nordeste de Belo Horizonte.

O Cine Humberto Mauro, da Fundação Clóvis Salgado, estará de recesso até o dia 28 de janeiro para manutenção da sala e equipamentos de projeção. Mas os amantes da sétima arte não precisam ficar tristes. “Carol” o romance inglês vencedor do Globo de Ouro como melhor filme estará em exibição no Cinema Belas Artes, Diamond Mall e no Cineart Ponteio. Atrizes como Rooney Mara e Cate Blanchett interpretam a história de amor entre duas mulheres nos anos 1950.

Vamos agora para as protagonistas da semana. Na 42º Campanha de Popularização Teatro e Dança, foi difícil destacar uma peça entre as dezenas promovidas em Belo Horizonte, Betim, Nova Lima, Conceição do Mato Dentro, Sete Lagoas e Juiz de Fora neste final de semana. O musical “A Princesa Frida” foi o escolhido. Toda a irreverência da pintora mexicana ocupará o teatro do Sesc Palladium, neste domingo. Uma banda ao vivo, atores e bonecos promovem o diálogo entre música, artes plásticas e teatro. Não dá para perder a campanha que promoverá até março mais de 160 espetáculos.

No Verão Arte Contemporânea, entre as diversas categorias da extensa programação, neste final de semana, as artes cênicas chegam com “Rosa Choque”, uma obra do Coletivo Os Conectores.  Um desdobramento do Festival de Cenas Curtas, um dos projetos mais bem sucedidos do Galpão Cine Horto, a apresentação discute o feminismo e a alteridade na relação homem-mulher.

 

 

SERVIÇO

Girasom

Local: Casa D'Itália Juiz de Fora, MG

Data: 16 de janeiro de 2016

Horário: 20h

 

One Man Band Festival

Local: Hostel Divinópolis - Rua: Ibirité, 395 - Bom Pastor

Data: 15 de janeiro de 2016

Horário: 19h

 

Cícero

Local: Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro.

Data: 15 de janeiro de 2016

Horário: 21h

 

Bloco me assume ou me esquece

Local: Av. Contorno 5602, Savassi, Belo Horizonte

Data: 16 de janeiro de 2016

Horário: 12h

 

Encontro entre Alexandre Pires e Thiaguinho

Local: Expominas

Data: 16 de janeiro de 2016

Horário: 22h

 

Rosa Choque

Local: Galpão Cine Horto

Data: 16 de Janeiro de 2016

Horário: 21h

 

Filme “Carol”

Salas e horários: Belas 3 - 17h e 21h30 , Diamond 1 - 15h e 21h , Net Cineart Ponteio 2 - 14h40 , Net Cineart Ponteio 4 - 19h.

 

 

Espetáculo “A Princesa Frida”

Local: Teatro Sesc Palladium

Data: 17 de Janeiro de 2016

Horário: 16h

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.