quinta-feira, 25 de Agosto de 2016 16:55h SEC

Palácio das Artes recebe lançamento de documentário sobre a cultura negra em Belo Horizonte

Eventos como Baile da Saudade e Quarteirão do Soul são pontos de partida do filme, a ser exibido gratuitamente no Cine Humberto Mauro

O documentário “Soul BH – A Cultura Black de Belo Horizonte” idealizado e dirigido pelo multiartista mineiro Tomás Amaral, será lançado nesta sexta-feira (26) em formato de DVD. O filme retrata o universo da cultura negra urbana enraizada em Belo Horizonte nas décadas de 70 e 80.

 

O Palácio das Artes sedia o evento inteiramente gratuito. A programação começa às 19h30 com a exibição do documentário no Cine Humberto Mauro, e se prolonga com uma grande festa nos jardins internos do equipamento cultural. Para garantir acesso à sessão, a retirada dos ingressos deve ser realizada com meia hora de antecedência.

O projeto é uma produção independente desenvolvida entre 2003 e 2010 com o caráter político de afirmação social. Mostra a resistência negra na capital mineira em meio à repressão da ditadura militar nos anos 70, além do famoso Baile da Saudade que, em Venda Nova, era embalado pelo som de influências do funk soul como James Brown e marcou o movimento black belo-horizontino a partir dos anos 80.

 

O registro da memória coletiva dessas manifestações populares se deu por meio da coleta de depoimentos de figuras como Toninho Back, que organiza até hoje o Baile da Saudade, grande mote desta produção audiovisual, e de Misael Avelino dos Santos, fundador da Rádio Favela que foi uma das mais importantes difusoras e representantes do movimento.

 

Além de reconstituir a realidade social das periferias da capital em 82 minutos, o DVD traz faixas extras com imagens de acervos pessoais e apresentações culturais de dançarinos, músicos e DJ’s.

 

O diretor de “Soul BH” aponta o lançamento no Palácio das Artes como uma evolução das políticas públicas de cultura. “Agradeço ao Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, pela sensibilidade para com uma cultura popular que tem uma história de muita exclusão. Isso para mim é uma forma de fazer uma politica cultural mais prudente, inclusiva e atenta às reais necessidades da população”, afirma Tomás Amaral.

 

SOUL BH – A CULTURA BLACK DE BELO HORIZONTE

Documentário que retrata a cultura urbana do soul em Belo Horizonte, ligada à música e à dança funk dos anos 1970. Os eventos do gênero que acontecem atualmente na cidade, como o Baile da Saudade e o Quarteirão do Soul, são o ponto de partida de uma pesquisa histórica que mergulha nas décadas de 70 e 80. Época em que os dançarinos de soul vinham da periferia para o centro da cidade, com seus cabelos ouriçados e trajes a caráter para dançar em clubes noturnos e vadiar por aí, driblando a repressão da época.

 

SERVIÇO

Lançamento de DVD do documentário “SOUL BH”

O DVD será vendido no local no valor de R$15.

Data: 26/08, sexta-feira | Horário: 19h30 |Local: Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte – MG.

 
 

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.