quinta-feira, 31 de Março de 2016 12:11h Atualizado em 31 de Março de 2016 às 12:12h. ALMG

Participação popular é fundamental para Fórum de Cultura

Maioria dos integrantes da Comissão de Representação, eleita ao final do evento, será da sociedade civil

Todas as pessoas interessadas podem participar do Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com entidades e órgãos públicos, mesmo que não façam parte de nenhuma entidade formalmente constituída. Basta fazer a inscrição pela internet e comparecer ao local do evento. Quem perder o prazo das inscrições online,  no Portal da Assembleia, ainda pode se inscrever pessoalmente, poucos minutos antes do início do encontro.

 

 

 


"Estamos investindo nesse fórum, porque queremos ouvir a população, ouvir os municípios. Quanto mais pessoas, quanto mais manifestações artísticas estiverem ali representadas, melhor será", afirmou o deputado Bosco (PTdoB), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia.  O objetivo do fórum é ampliar a participação popular na discussão do Projeto de Lei (PL) 2.805/15, de autoria do Executivo, que contém o Plano Estadual de Cultura e tramita na ALMG. Já foram realizadas etapas regionais em cinco cidades do interior: Ouro Preto (região Central), Araxá (Alto Paranaíba), Paracatu (Noroeste), Divinópolis (Centro-Oeste) e Governador Valadares (Rio Doce). Ao todo, serão 12 eventos no interior, mais uma plenária final em Belo Horizonte, marcada para os dias 8, 9 e 10 de junho.

 

 


O próximo encontro será em Montes Claros (Norte de Minas), no próximo dia 4 de abril.  As inscrições para a etapa do Norte mineiro podem ser feitas até as 15 horas desta sexta-feira (1º/4). O evento será no Auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), na Avenida Major Alexandre Rodrigues, 416, no bairro Ibituruna.

 


Representação - Em cada encontro regional são eleitos 13 delegados, nove da sociedade civil e quatro do Poder Público, que virão para Belo Horizonte representar seus municípios na Plenária Final. Ao final de cada fórum técnico, os participantes elegem também a chamada Comissão de Representação, grupo que ficará responsável por acompanhar os desdobramentos do assunto, dentro e fora da Assembleia. Em reunião nesta quinta-feira (31), os organizadores definiram que esta comissão terá 20 participantes: oito do Poder Público e 12 da sociedade civil.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.