terça-feira, 3 de Maio de 2016 13:48h Secretária de Cultura de Minas Gerias

Prêmio Bom Exemplo reconhece destaque da cultura mineira

A premiação será entregue ao Projeto Arte Favela, pelo Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, no dia 4 de maio, em Belo Horizonte.

O Prêmio Bom Exemplo é uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, a Fundação Dom Cabral, o Jornal O Tempo e a TV Globo Minas. Criado em 2010, inicialmente para reconhecer e valorizar iniciativas de Cidadania, o prêmio dá destaque também a outras oito categorias: Ciência, Cultura, Economia e Desenvolvimento de Minas, Educação, Esporte, Inovação, Meio Ambiente e Personalidade do Ano. Nesta edição de 2016, o júri faz uma Homenagem Especial. A premiação será no dia 4 de maio, em Belo Horizonte.

A categoria Cidadania recebe indicações da sociedade, pela internet. Os indicados, selecionados pelo júri do prêmio, vão à votação popular pelo site globominas.com. As outras categorias recebem indicações dos parceiros Fapemig; Fundação Municipal de Cultura da PBH; Funarte; Superintendência Regional do Ibama; Secretarias de Estado de Cultura, de Desenvolvimento Econômico; de Educação, de Esportes e de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente; PUC Minas e UFMG.

O júri do Prêmio Bom Exemplo é formado pelos representantes das instituições realizadoras: Olavo Machado Jr, da Fiemg; Antonio Batista, da FDC; Marina Medioli, do Jornal O Tempo; Marcelo Matte, da TV Globo Minas; e por Fernando Almeida, da Rede Cidadã; Cláudio Boechat, professor da FDC; Cristiana Parizzi Andrade, da Ação Mineira para a Educação Educação; Lázaro Gonzaga, da Fecomércio; Ângela Gutierrez, do Instituto Flávio Gutierrez; arquiteto Gustavo Penna; e Antonio Fabrício de Souza, presidente da OAB –MG. 

 

 

 

Serão agraciados:

CULTURA

Projeto Arte Favela

Cerca de mil jovens já participaram do projeto criado no Bairro Goiânia, que leva arte para diversas comunidades da Grande BH.

CIÊNCIA

Evando Mirra de Paula e Silva

Sua pesquisa deu origem a produtos de aço utilizados pela indústria automobilística. São materiais mais leves, de elevada resistência mecânica que garantem melhor desempenho, mais segurança e menor consumo de combustíveis.


ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DE MINAS

Tiago Maranhão Alves

Tiago Maranhão é CEO de uma das maiores empresas de inovação tecnológica de Minas Gerais, o Centro Suíço de Eletrônica e Microssistemas (CSEM). Em 2015, lançou a Sunew, que produzirá filmes plásticos orgânicos para conversão de energia solar em elétrica

EDUCAÇÃO

Beatriz Alvarenga

Beatriz Alvarenga é professora Emérita da UFMG. Em parceria com Antônio Máximo, publicou o livro Curso de Física, que foi distribuído para o Brasil e América Latina.

ESPORTE

Bruno Soares e Marcelo Mello

A dupla mineira vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Bruno Soares e Marcelo Melo voltaram a projetar o Brasil no cenário do mundial do tênis.

INOVAÇÃO

Rosana Antunes

Rosana Antunes contou com a ajuda de especialistas e pesquisadores para desenvolver o Up Rose, que auxilia o movimento de pessoas com alguns tipos de paraplegia.

MEIO AMBIENTE

Hiram Firmino

O jornalista Hiram Firmino é um dos pioneiros na cobertura dos assuntos de meio ambiente em Minas Gerais. É fundador da Revista Ecológico.

PERSONALIDADE DO ANO

Juarez Morais de Azevedo

O juiz Juarez Morais de Azevedo é Personalidade do Ano de 2016. Ele foi reconhecido por sua atuação na APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, de Nova Lima.

HOMENAGEM ESPECIAL

Marcos Pinotti

Marcos Pinotti Barbosa criou o LabBio,  que desenvolve pesquisas e trabalhos nas áreas de engenharia cardiovascular, engenharia de reabilitação e desenvolvimento de instrumentos e dispositivos para diagnóstico e terapia.

 

 

 

Os finalistas da categoria Cidadania são:


- Geison dos Santos é lanterneiro, especializado em pequenos reparos. Desde 2014, ele ensina a técnica gratuitamente para pessoas não têm condições de pagar.


- Júlia Amaral ajuda a proteger uma das nascentes do Ribeirão do Onça, no bairro Ribeiro de Abreu. Integrante do movimento “Deixem o Onça beber água limpa”, ela luta pela preservação desse afluente do Rio das Velhas.


- A engenheira Mara Amorim, com a ajuda de amigos, criou uma banda de música em Melo Franco, distrito de Brumadinho. Eles compraram instrumentos e contrataram um maestro. A Banda São José se apresenta gratuitamente em eventos e festividades locais.


-Preocupado com o meio ambiente, o técnico em eletroeletrônica de Sete Lagoas, Paulo Roberto Magalhães, começou reunindo lâmpadas fluorescentes queimadas para fazer o descarte correto. Hoje ele recupera lâmpadas e distribui gratuitamente. Paulo é finalista do


- Renato Ventura é bailarino e professor de Educação Física. Ele dá aulas de dança gratuitas para pessoas da terceira idade. As aulas buscam o resgate da cidadania, com ritmos variados, passos de dança, abraços e muita afetividade entre os participantes.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.