quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2016 13:39h Agência Brasil

Prêmio Sesc de Literatura recebe mais de 1,5 mil inscrições

O Prêmio Sesc de Literatura 2016 recebeu inscrições de 1.503 livros, entre contos (709) e romances (794)

O número é três vezes maior do que a média histórica anual do concurso, de 500 inscrições. Desde que foi lançado, em 2003, o prêmio revelou 21 novos autores.

As obras inscritas começaram a ser encaminhadas hoje (23) para as comissões de triagem. De acordo com o assessor técnico de Literatura do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Henrique Rodrigues, essa etapa vai até o fim de março, quando os livros selecionados serão enviados às comissões finais de romance e conto para análise. Os vencedores serão conhecidos em junho.

Os dois livros vencedores serão publicados pela Editora Record, parceira do projeto, com tiragem de cerca de dois mil exemplares cada. A previsão é que as obras sejam lançadas em novembro.

As vencedoras do Prêmio Sesc de 2015, Sheyla Smanioto, com o romance Desterro; e Marta Barcellos, com o livro de contos Antes que Seque, já se preparam para publicar a segunda edição de  suas obras.

O prêmio só aceita inscrições de obras inéditas e de autores nunca publicados nas duas categorias. “Essa exigência objetiva privilegiar o autor que não consegue acesso à publicação, aquele autor aspirante que não consegue pular a barreira da exclusão literária”, explicou Rodrigues.

Os autores lançados pelo prêmio são incluídos no catálogo de literatura brasileira contemporânea da Editora Record. A premiação também inclui a participação em bienais de livros e festas literárias, nos estandes do Sesc.

 

 

 

Perfil

Das 1.503 inscrições deste ano, encerradas no último dia 12, 1.015 são de autores homens e 488 de mulheres. A proporção é semelhante à do ano passado, segundo o assessor técnico do Sesc.

São Paulo e Rio de Janeiro são os estados com maior número de candidatos: 469 e 208, respectivamente.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.