quarta-feira, 21 de Setembro de 2016 16:23h SEC

Priscila Freire lança “A viagem do João-de-Barro” no Museu Histórico Abílio Barreto

Evento acontece quinta-feira (22/09), às 19h

Uma história familiar inspira o livro que a escritora e artista plástica Priscila Freire lança nesta quinta-feira (22). "A viagem do João-de-Barro", publicado pela editora Miguilim, narra as aventuras de bichos e pássaros que habitavam a região da Serra da Mantiqueira no século 19. As ilustações são de Sandra Bianchi. O lançamento acontece às 19h no Museu Histórico Abílio Barreto (Avenida Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim).

 

No livro, Priscila reconta uma história de família repassada durante três gerações. Para isso, a autora pesquisou a região que tanto inspirou seu avô a criar a narrativa. A escritora viajou por duas vezes  ao local e percorreu o caminho cheio de curvas e pedras lavadas das águas do Rio Paraibuna.

 

Para recontá‐la, procurou nos livros dos viajantes do século XIX impressões e fatos ocorridos durante suas peregrinações por terras ainda carentes de estudos topográficos, especialmente de pesquisas sobre sua fauna e flora.

 

A pesquisa sobre o habitat dos pássaros e dos bichos indicados no livro foi ainda mais enriquecida com a colaboração do grande ornitólogo Helmut Sick, já bem velhinho, consultado pela autora.

 

A viagem começa em Palmyra, hoje Santos Dumont, e vai até a grande pedra do Rio Paraibuna, marco tradicional do limite entre Minas Gerais e Rio de Janeiro.

 

Trata-se de uma revisão da Serra da Mantiqueira não somente como uma ficção, mas um apanhado da realidade de costumes, hábitos e até dos cantos de cada pássaro, além dos urros dos guaribas que assustavam os passantes.

 

"Herdamos a sensibilidade pelas cores, pelos cheiros, pelos cantos dos pássaros, pelo barulho do vento nas folhas das árvores. O cheiro da terra molhada, quando vem a chuva, chega-nos antes dela", conta a autora.

 

Serviço: Lançamento do livro “A viagem do João-de-Barro”, de Priscila Freire

Data: 22/09 – quinta-feira

Horário: 19h

Local: Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim)

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.