terça-feira, 12 de Abril de 2016 12:29h Agência Brasil

Prorrogadas inscrições para programa de estímulo à pesquisa artística

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) anunciaram ontem (11) a prorrogação, até 28 de abril, das inscrições para o Programa de Estímulo à Pesquisa Artística

De acordo com as instituições, a decisão foi justificada pela elevada procura e o fato de se tratar de uma iniciativa inovadora que congrega academia e o setor artístico e cultural fluminense.

Lançado em janeiro deste ano, o edital inédito, que marca a parceria entre a SEC e a Faperj, vai selecionar projetos individuais de criação, experimentação e pesquisa artística em todo o estado, que ganharão uma bolsa mensal de R$ 3.050, por 12 meses, para desenvolver as propostas.

 

 

 

Serão, ao todo, 20 bolsas anuais para o desenvolvimento de projetos em áreas como artes integradas, artes visuais, audiovisual, música, artes cênicas, literatura, culturas populares, arquitetura, memória e patrimônio.

“Essa parceria é inédita porque toda a linha da Faperj sempre foi muito ancorada pela vida acadêmica e agora, junto com a SEC, a gente tem a possibilidade de ofertar um leque bastante significativo na área da pesquisa, que não seja, necessariamente, ancorado na academia”, disse a secretária de Cultura do estado, Eva Doris Rosental, quando do lançamento do programa.

 

 

 

É necessário que cada bolsista tenha um orientador, vinculado a uma universidade, para participar do processo seletivo.

Os projetos se dividem em duas categorias. Serão concedidas até 12 bolsas para qualquer área da criação artística, sem limitação prévia de formato. Aí podem concorrer projetos de artes integradas, artes visuais, audiovisual, música, artes cênicas, literatura, culturas populares, arquitetura, memória e patrimônio, que resultem em ações, obras ou processos inéditos para apresentação ou exposição pública. A segunda categoria é mais calcada no formato textual e envolve a concessão de oito bolsas.

A divulgação dos projetos selecionados deverá ocorrer ainda no primeiro semestre.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.