sábado, 2 de Abril de 2016 04:53h Atualizado em 2 de Abril de 2016 às 04:53h. Secretária de Cultura de Minas Gerias

SEC incentiva folias em Minas Gerais

Iniciativas para as tradições do ciclo natalino foram assunto de encontro entre Angelo Oswaldo e professor Affonso Furtado

O professor Affonso Furtado, da Federação de Reisado do Rio de Janeiro e da Casa Santos Reis, foi recebido pelo secretário Angelo Oswaldo, quando falaram sobre iniciativas de apoio às tradições do ciclo natalino em Minas Gerais.

A principal meta dos amigos das folias é a instalação de um Centro de Memória em Uberaba, que o professor Affonso Furtado considera como a capital brasileira das Folias de Reis. Na cidade tem 103 grupos cadastrados.

 

 

O secretário agradeceu a permanente atenção da federação para com os grupos mineiros e destacou o empenho do atual Governo em salvaguardar essas manifestações populares.

Em sua visita ao Estado, o grande estudioso dos reisados brasileiros condecorou o Mestre Jésus Florentino, da Folia de Reis do Padre Faria, em Ouro Preto, com a faixa de Mestre e a Estrela Guia do Oriente, que simbolizam o reconhecimento da dedicação de Jésus Florentino a essa expressão da cultura mineira. A folclorista ouro-pretana Maria Agripina Neves participou do ato.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.