sexta-feira, 9 de Setembro de 2016 17:52h SEC

Secretaria de Estado de Cultura prorroga inscrições para criação de bibliotecas públicas

A iniciativa irá distribuir o equivalente a 250 mil reais em acervos e mobiliário e equipará cinco municípios mineiros. Interessados tem até 07 de novembro para enviar propostas

Com foco na descentralização e democratização do acesso à cultura, a Secretaria de Cultura, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, irá selecionar cinco propostas para a criação de bibliotecas em cidades mineiras. Os projetos vencedores irão receber um acervo de, no mínimo, mil itens, entre livros em impressão comum e Braille, periódicos, CD’s, DVD’s e audiolivros. Estantes e carrinhos de transporte também serão entregues aos contemplados, totalizando recurso equivalente a R$ 50 mil por município. As inscrições podem ser feitas até 07 de novembro em www.cultura.mg.gov.br .

 

“A criação de bibliotecas públicas no largo território de Minas Gerais possibilita a todo mineiro não só o contato com a literatura e o livro, mas também a obtenção, através deles, de novos instrumentos para se tornar cidadão e leitor do mundo”, reforçou o superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Lucas Guimaraens.

 

O objetivo do edital é promover o acesso ao livro e à leitura em todo o Estado e, portanto, terão prioridade as cidades que ainda não possuem esse equipamento. No entanto, as localidades que já possuem esses espaços culturais também podem participar do edital para criar uma nova unidade, preferencialmente em distritos ou na zona rural.

 

A diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, Cleide Fernandes, dá dicas para os proponentes. “Os avaliadores só contam com o formulário para analisar a proposta do município, portanto a nossa dica é que sejam detalhistas ao máximo. O importante é demonstrar que o público que será beneficiado e os objetivos do projeto estão claros, e a justificativa, coerente; o plano de trabalho deve ser realista e adequado ao espaço de uma biblioteca, e a equipe que atuará no novo espaço também deve ser nomeada”, orienta.

 

As propostas deverão considerar aspectos como a promoção da leitura na localidade, a democratização do acesso ao livro, à informação e à leitura; o estímulo à integração da biblioteca com outras linguagens culturais; e o estímulo ao registro e difusão da memória bibliográfica da comunidade, entre outros. 

 

Como se inscrever

A inscrição no edital precisa ser feita pela prefeitura de cada município, que deve incluir todas as informações relativas ao projeto de criação da nova biblioteca, como plano de trabalho, características da comunidade e os nomes dos funcionários que irão integrar a equipe.

 

As propostas devem ser protocoladas, conforme orientações do edital, no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, sediado na Praça da Liberdade, 21, salas 303/304, Belo Horizonte/MG – CEP 30140-010, até 07 de novembro de 2016, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviadas pelo correio para o endereço acima indicado, valendo a data da postagem feita até o último dia de inscrição.

 

Sistema Estadual De Bibliotecas Públicas Municipais De Minas Gerais 

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais atende a uma rede de mais de 800 bibliotecas em todo o estado, com doações de acervo, exposições itinerantes, assessorias técnicas e capacitação de gestores. 

 

Serviço  

Edital para criação de bibliotecas públicas municipais – 2016 

Inscrições abertas: até 07 de novembro de 2016

Endereço para entrega de propostas: 

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais

Praça da Liberdade, 21, salas 303/304, Funcionários

Belo Horizonte/MG

CEP 30140-010

 

Entrega presencial (das 8h às 17h) ou via Correios

Informações:(31) 3269-1202 ou sistema.sub@cultura.mg.gov.br

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.