quarta-feira, 6 de Abril de 2016 14:12h Secretária de Cultura de Minas Gerias

Secretário Angelo Oswaldo participa de reunião com ministro Juca Ferreira

Festival Mundial das Artes e Culturas Negras foi um dos temas do encontro

O secretário de Estado da Cultura, Angelo Oswaldo, esteve reunido com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, na manhã desta terça-feira (5). Entre as várias pautas tratadas no encontro, Angelo Oswaldo informou ao ministro as principais ações, programas e editais implementados em Minas Gerais na área da cultura. Também foi apresentado ao ministro o resultado parcial dos Fóruns Técnicos para discussão do Plano Estadual de Cultura, que estão acontecendo em várias cidades de Minas Gerais.

A reunião contou ainda com a presença do chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura (MinC) do estado, Guilardo Veloso. Outro tema abordado foi a realização, em Belo Horizonte, de um seminário de preparação da próxima edição do Festival Mundial de Artes Negras. O festival deve ocorrer em 2017, também na capital mineira.

 

 

 

O FESTIVAL

Idealizado pelo ex-presidente do Senegal, Léopold Sédar Senghor, ainda na década de 1960, o festival é hoje considerado uma das maiores reuniões das artes e da cultura do mundo negro. A última edição do evento ocorreu em 2010, em Dacar, no Senegal. Na ocasião, o Brasil foi país convidado de honra do festival por possuir a segunda maior população negra do planeta e conseguir conservar as manifestações de origem africana.

O secretário avaliou a importância da realização do festival. "Nós convidamos o ministro para estar em Belo Horizonte para a abertura de um seminário preparatório do evento. Nós queremos acolhê-lo em Minas Gerais nessa primeira versão brasileira do festival, lembrando que devemos receber representações de diversos países africanos e do movimento afro-brasileiro. Esta será uma realização muito importante, que está sensibilizando as principais lideranças do movimento negro", informou Angelo Oswaldo.

 

 



O seminário internacional preparatório para o festival de 2017 deverá ocorrer ainda neste ano, em 8 de junho. As diretrizes e o tema do encontro deverão ser discutidas nesse dia. O ministro Juca Ferreira se mostrou disposto a realizar a conferência de abertura do evento. 

A primeira edição do Festival Mundial de Artes e Culturas Negras aconteceu em Dacar, Senegal, em 1966, promovido pelo país em parceria com a Unesco. O tema do festival foi "O significado das artes e cultura negra na vida dos povos e para os povos". A segunda edição aconteceu em Lagos, Nigéria, em 1977, com o tema "Civilização Negra e Educação".

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.