segunda-feira, 17 de Outubro de 2016 19:19h Pedro Gianelli

Segunda Musical: 15 anos de música erudita na ALMG

Concertos semanais no Teatro da Assembleia estimulam contato entre novos talentos e nomes reconhecidos

O programa Segunda Musical, apresentado sempre às segundas-feiras, às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), completa 15 anos este mês. Voltado para a apresentação de estudantes de música selecionados em uma audição anual, a atração já se consolidou no cenário cultural de Belo Horizonte.

 

A programação anual é dividida, ainda, com músicos consagrados. Cerca de 30% das datas do ano são direcionadas para o “convite do mestre”, quando talentos experientes são chamados a se apresentar.

“Até para os estudantes isso é importante, eles precisam ver como se portam no palco aqueles que já são reconhecidos”, avalia Cláudia Bento, idealizadora do projeto.

Amadurecendo talentos

O Segunda Musical abre espaço para músicos como Jennifer Pereira, que, aos 16 anos de idade, foi classificada em 2º lugar na seleção deste ano. “Ainda fico muito nervosa nas apresentações. É importante ter esses espaços para ganhar experiência no palco”, diz a jovem.

O pianista Rafael Ruiz, 20 anos, primeiro colocado nas audições 2016 e 2015, concorda com a colega. “A cada ano, dá para notar o nosso amadurecimento como músicos”, afirma.

 

Rafael destaca outro ponto importante: a divulgação feita pela TV Assembleia. “(A apresentação) chega ao Estado inteiro pela televisão. Eu sou de Manhuaçu (Zona da Mata), e muitos na minha cidade que nunca tinham ouvido música erudita tiveram essa oportunidade”, conta, ressaltando a influência desse trabalho na formação de novos públicos.

 

O aposentado Elson Pereira, 58 anos, que é assíduo nos concertos, relata que sempre gostou de música clássica e erudita, mas afirma que a presença semanal nos espetáculos melhorou sua percepção musical.

 

Entre os “mestres”, presença constante é a da cantora Andrea Pelicioni. Ela participou pela primeira vez em 2008, quando ainda era estudante. Hoje, professora da Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), divulga a iniciativa para seus alunos e os incentiva a participar.

Exposição - Para celebrar os 15 anos do Segunda Musical, o Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, no andar térreo do Palácio da Inconfidência (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho - Belo Horizonte), recebe uma exposição aberta ao público. As visitas podem ser feitas entre 24 de outubro e 17 de novembro, das 8 às 18 horas.

 

 O Segunda Musical integra o Assembleia Cultural, que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.