quinta-feira, 28 de Abril de 2016 13:51h Secretária de Cultura de Minas Gerias

Semana IDEA de Artes Transversais comemora o primeiro ano do espaço cultural

Evento contará com a presença do Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, na quinta-feira (05/05) para o lançamento do livro

Evento contará com a presença do Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, na quinta-feira (05/05) para o lançamento do livro "As Matrizes do Fabulário Ibero-Americano" (Edusp) organizado por Gerson Damiani e Maria Inês Marreco sob orientação de Nélida Piñon.

Em maio, o IDEA Espaço Cultural comemora seu primeiro ano de atividades e promove, entre os dias 3 e 6,  a Semana IDEA de Artes Transversais (SIAT), com eventos gratuitos e abertos ao público. A programação conta com cinema, palestra, mesas de debate, exposições, lançamentos de livros e espetáculos musicais.

 

 

 

Na terça-feira acontece a terceira edição do IDEA em Pauta, festival multilinguagens que traz o tema “Intolerância Religiosa” para mesa de debates formada pelos especialistas Leda Maria Martins (UFMG), Padre Jefferson Moreira Lima (Igreja Católica Ecumênica do Brasil), W Motta (Artista Visual e pesquisador da cultura africana) e Marcela Alexandre (Dandarinhas Abayomi), além de exposições e do espetáculo musical “Oralidade Iorubá - Umbanda e Candomblé” pelo grupo Trupe Malalô.

Na quarta-feira, o Cine IDEA transloca seu olhar para a vida e obra do escritor Caio Fernando Abreu e exibe o filme “Sete Ondas Verdes Espumantes”, filme-documentário lançado em 2013 com a direção assinada por Bruno Polidoro e Cacá Nazario. Logo na sequência, haverá a palestra “Amor e Desamor em Caio Fernando Abreu” com a especialista Vanessa Souza.

 

 

 

Na quinta-feira, a casa promove o lançamento do livro “As Matrizes do Fabulário Ibero-Americano", publicado ela Editora USP (EdUsp) e organizado por Gerson Damiani e Maria Inês Marreco sob orientação da escritora Nélida Piñon. No evento de lançamento, além de um grande coquetel, o IDEA organiza também uma roda de conversa que terá como tema o processo de produção da obra com convidados ilustríssimos que participaram da publicação. Sobem à mesa Maria Inês Marreco (IDEA), Angelo Oswaldo (Secretário de Cultura do Estado de MG), Gerson Damiani (Edusp) e Denise Damiani (SP).

Para encerrar a programação, o IDEA em Concerto, projeto dedicado à música, realiza o encontro entre dois grandes nomes da nova música mineira: Leonardo Marques (Transmissor / La Femme qui Roule) e Frederico Heliodoro editam um encontro inédito no palco do Teatro de Câmara Nélida Piñon.

 

 

 

Grandes nomes de diversas áreas do saber e da cultura passaram pelo IDEA em seu primeiro ano, como Nélida Piñon, Angelo Oswaldo, Marcos Brescia, Caio Boschi, Olavo Romano, Denise Damiane, Nádia Batella Gotlib, André Dolabela, Cia de Teatro Navegantes, Júlia Branco entre outros. A casa, que conta com um Teatro de Câmara, uma livraria, um espaço para eventos e recepções, uma sala de workshop e uma editora, trouxe à cidade de Belo Horizonte uma nova possibilidade de democratização e disseminação da cultura.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.